» Notícia » COFFITO participa de Seminário de Boas Práticas em Gestão de Recursos Humanos em Regiões Fronteiriças do Mercosul

O Brasil possui quase seis mil quilômetros de fronteira com os países que integram o Mercosul, o que provocou, nos dias 2 e 3 de setembro, a realização do Seminário de Boas Práticas em Gestão de Recursos Humanos em Regiões Fronteiriças, em Brasília. Na oportunidade a representante do COFFITO na Comissão de Integração de Fisioterapia e Kinesiologia do Mercosul (CIFIKIM), Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, participou do evento, inclusive, com apresentação de resultados obtidos em grupo de discussão dos conselhos federais.

Segundo ela, o evento tinha como objetivo estudar estratégias que visem à melhoria do atendimento e, ao mesmo tempo, à gestão de recursos. Segundo relatos apresentados no Seminário, os serviços mais complexos acabam sendo realizados no Brasil, enquanto os atendimentos mais simples são feitos em países vizinhos, especialmente em casos relacionados ao pré-natal e parto, o que dificulta a obtenção de históricos e acompanhamentos de pacientes.

“O encontro deixou evidente a necessidade de protocolos comuns na assistência. Não temos como evitar a realidade das fronteiras. Estamos falando sobre atravessar a rua. São locais e pessoas com particularidades específicas que precisam ser atendidas, e cabe a nós, gestores e profissionais de Saúde, encontrar meios de oferecer uma atenção de qualidade, com uma gestão de recursos eficiente”, completou a Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira.

Durante a exposição, ela ainda aproveitou para mencionar o trabalho desenvolvido pela CIFIKIM, assim como experiências relatadas pelos fisioterapeutas que atuam na fronteira.

  • seta ir para o topo