» Notícia » Paraguai regulamenta exercício da Fisioterapia

COFFITO, por meio da CIFIKIM, participou de elaboração de texto, e expressões das resoluções brasileiras foram utilizadas

No dia 20 de julho, foi sancionada no Paraguai a regulamentação da Fisioterapia no país, assegurando aos profissionais paraguaios autonomia profissional. De acordo com a representante do COFFITO na Comissão de Integração de Fisioterapia e Kinesiologia do Mercosul (CIFIKIM), Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, essa conquista respalda o trabalho realizado. “Desde 1998 a CIFIKIM luta pela regulamentação da profissão no Paraguai e no Uruguai, sempre fornecendo subsídios técnicos e experiências do Brasil. E como não ficar feliz ao perceber que até mesmo os termos das resoluções brasileiras foram aceitos pelo Parlamento Paraguaio?”, comemorou.

Para a Dra. Maria Teresa Silveira essa vitória é coletiva, uma vez que facilitará as políticas de livre trânsito, trazendo segurança ao exercício da Fisioterapia no Mercosul, além de resguardar a população brasileira. Ainda, segundo ela, a publicação da lei com adoção de termos brasileiros, extraídos de resoluções do COFFITO enviadas para contextualizar a atuação dos fisioterapeutas, abre espaço para, até mesmo, a regulamentação no Uruguai e atualização da lei brasileira. “Neste ano as nossas profissões completam 50 anos. Tivemos muitos avanços técnicos e científicos que, no decorrer dessa trajetória, foram regulamentados pelo COFFITO. Agora temos um projeto de lei no Congresso Nacional que prevê a atualização do exercício da Fisioterapia e podemos ter como respaldo a regulamentação de um país vizinho para, se necessário, reavaliar nosso campo de atuação”, completou.

Clique aqui e veja a Ley nº 6.346 – Del Ejercicio Profesional de la Fisioterapia y Kinesiología.

Nova normativa brasileira

No ano em que a Fisioterapia completa 50 anos, o Senador Rodrigo Pacheco apresentou projeto de lei que dispõe sobre o exercício da Fisioterapia no Brasil. Clique aqui e saiba mais!

  • seta ir para o topo