» Notícia » Sistema COFFITO/CREFITOs realiza o 1º Simpósio de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar

O Sistema COFFITO/CREFITOs realizou, no dia 13 de abril, o 1º Simpósio de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, na sede do CREFITO-9, em Cuiabá.  O evento foi realizado por meio de parceria entre o Conselho Federal e o Conselho Regional e foi o primeiro no Brasil a discutir a nova especialidade, reconhecida pelo COFFITO em janeiro deste ano.

A vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, destacou que profissionais de todo o Brasil estavam reunidos em Cuiabá. “Vocês foram escolhidos, e, para nós, é uma grande honra estarmos aqui. Há poucos terapeutas ocupacionais em Mato Grosso, mas esses poucos fazem a diferença”.

A Dra. Patrícia também falou sobre o momento pelo qual a profissão passa.  “Ainda temos muitos desafios. Temos que transformar muitas coisas em nossa profissão. Infelizmente o número de faculdades está diminuindo, a procura pelo curso também e nós não podemos permitir que isso aconteça. Temos muitas coisas lindas para fazer por meio da Terapia Ocupacional”, declarou.

O Simpósio contou com a participação de profissionais e acadêmicos de todas as regiões do país. “Para o CREFITO-9 é uma alegria receber essa discussão que é tão importante para os profissionais, e, mais ainda, para a sociedade. Este é o primeiro passo em uma direção muito certa e eu tenho certeza de que muitos frutos serão produzidos a partir deste encontro”, disse a presidente do Regional, Dra. Ingridh Farina da Silva.

Para o Dr. Jorge Damião Gonçalves Scarpellini, terapeuta ocupacional com onze anos de atuação no interior de Mato Grosso, o Simpósio cumpre também o papel de difundir informações sobre a profissão. “A Terapia Ocupacional ainda está engatinhando. Eu chego a lugares em que nem se sabe o que é isso. Esses eventos são importantes para o profissional sentir-se capacitado e mostrar como a Terapia Ocupacional pode melhorar a qualidade de vida de uma pessoa”.

Formação

Com a palestra “Atendimento do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto Escolar”, a Dra. Márcia Bastos Rezende apresentou aos participantes os desafios e possibilidades em relação à Lei Brasileira de Inclusão.

Durante sua apresentação, ela ressaltou que um dos maiores desafios consiste em o terapeuta ocupacional conhecer e se apropriar do que já está produzido técnica e politicamente para poder definir melhor as ações no campo do contexto escolar.

“Eventos como este são uma oportunidade de alinharmos nossa caminhada para fortalecer essa especialidade e promover ações públicas a fim de que a necessidade deste profissional seja reconhecida no espaço escolar”, afirmou.

Após a palestra, uma mesa redonda foi formada para o debate do tema. No período da tarde, uma capacitação, com Certificado emitido pelo COFFITO, foi ofertada aos participantes.

Fonte: ASCOM/CREFITO-9

Edição: ASCOM/COFFITO

  • seta ir para o topo