» Notícia » CONQUISTA: Comissão aprova presença de um fisioterapeuta para cada dez leitos em UTIs

Atuação da CAP do COFFITO garante presença de fisioterapeuta, em tempo integral, nas UTIs públicas e privadas

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei 1909/15, do deputado Heráclito Fortes (DEM-PI), a pedido, na época, do presidente do CREFITO-14, Dr. Marcelino Martins, que obriga a presença de pelo menos um fisioterapeuta, em tempo integral, para cada dez leitos de internação em unidades de terapia intensiva (UTIs) públicas e privadas.
O projeto foi aprovado com parecer favorável do deputado Mário Heringer (PDT-MG). Heringer apresentou um substitutivo que mantém a ideia do texto original.
O relator destacou a importância da proposta. Segundo ele, a atuação da Fisioterapia em unidades de terapia intensiva é essencial. “Vários pacientes internados com quadros graves possuem comprometimento respiratório, o qual demanda um cuidado específico para se evitar complicações graves, sequelas ou até a morte”, disse.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Cap do COFFITO
A Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO intensificou suas ações em relação ao PL 1909/15, visando, assim, garantir a presença do fisioterapeuta, em tempo integral, nas UTIs públicas e privadas, resguardando à saúde da população brasileira.

fonte: Câmara de Notícias
colaboração: COFFITO

 

  • seta ir para o topo