30 de janeiro de 2008
Resoluções ampliam participação do Coffito no Conselho Nacional de Saúde
O Conselho Nacional de Saúde publicou nesta quarta, 30/1, no Diário Oficial da União, 19 Resoluções que instituem e reestruturam diversas comissões do Conselho.
O Coffito vai coordenar duas delas: a Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares – CipicSUS – e a Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento – Cofin.
A atuação direta de representantes do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional também foi garantida nas comissões de Saúde da Mulher, de Trauma e Violência, de Saúde do Idoso, e da Pessoa com Deficiência.
Para o presidente do Conselho, Dr. José Euclides Poubel, é importante para o Coffito estar presente nestes espaços de discussão oferecidos pelo CNS. “É uma forma de atuarmos efetivamente no controle social e nas decisões sobre as políticas de saúde”, destacou. De acordo com ele, a participação no CNS é mais uma meta cumprida pela atual gestão da entidade.
Para o conselheiro federal Dr. Alexandre Doval, o aumento da representatividade do Coffito no CNS se deve ao trabalho conjunto realizado pelo colegiado do Conselho, pelos assessores e por todos os colaboradores desta gestão.
A vice-presidente do Conselho, Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil, que vem representando o Coffito na Comissão de Finanças do CNS, considera que a ampliação da participação nas comissões deve ser encarada como uma oportunidade dos profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional se juntarem à população brasileira no acompanhamento permanente das políticas referentes à saúde.
Além do Coffito, outras entidades ligadas às duas profissões – como Abrato e Fenafito – fazem parte das comissões. As Resoluções foram publicadas no DOU nº. 21, de 30 de janeiro de 2008, na Seção 1.
Agência Coffito
