Temporão lança Escola de Governo em Saúde
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou hoje (14) a pedra fundamental da Escola de Governo em Saúde – Núcleo Federal, que será construída no campus da UnB (Universidade de Brasília) e coordenada pela Fiocruz. A construção custará R$ 24,5 milhões e está prevista para ser concluída em 18 meses. O objetivo é qualificar os servidores federais que atuam na área de saúde. A escola é um das diretrizes apresentadas pelo ministro em seu discurso de posse no Ministério da Saúde.
A unidade terá 8,8 mil metros quadrados de área construída. Serão erguidos quatro prédios. Financiada pelo Ministério da Saúde, a implantação do da escola é resultado da parceria firmada entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade de Brasília (UnB), que cedeu o terreno no qual o prédio será erguido.
Durante a cerimônia, o ministro Temporão ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Fiocruz no campo da pesquisa biomédica, de produção de imunobiológicos, de fármacos e de desenvolvimento de novos produtos, de preservação da memória da saúde pública e na área de ensino técnico e de pesquisa em saúde pública.
Ele afirmou ainda que o PAC Saúde, programa previsto para ser lançado até o final do mês, prevê a expansão da Fundação Oswaldo Cruz no campo da saúde pública. “Esse novo projeto da Fiocruz é fundamental e ocupa uma lacuna importante do ponto de vista do grande esforço nacional que temos que fazer na construção de quadros para a qualificação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde”, declarou.
No Núcleo Federal de Ensino da Fiocruz serão oferecidos cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e mestrado. Os cursos poderão ser ministrados à distância e na modalidade presencial. A escola também promoverá seminários, conferências e oficinas. Serão 10 salas, com capacidade para abrigar de 25 a 60 alunos. A sede de Brasília será instalada no terreno entre o Hospital Universitário de Brasília e o Centro de Excelência em Turismo, no Setor 4 do Campus da UnB.
Fiocruz – A Fundação Oswaldo Cruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde e sediada no Rio de Janeiro, tem unidades em mais seis estados brasileiros e é referência nacional e internacional em pesquisa em saúde e em áreas correlatas. No ano passado, foi eleita a melhor instituição de saúde pública do mundo pela Federação Mundial das Associações de Saúde Pública e receber também a Ordem Nacional do Mérito Científico.
Agência Saúde
Mais informações
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 ou 61 3315-2425
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 ou 3315-2351
