14 de novembro de 2007

13ª CNS: conselheiros, delegados e ministro participam de confraternização

O Coffito participou, na noite da última terça-feira, 13, de uma confraternização organizada pelo Secretário de Gestão Estratégica e Participação, Dr. Antônio Alves,  realizada no Clube da Imprensa, em Brasília. o evento teve a participação do ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão, que recebeu todos os conselheiros Nacionais  de Saúde e os representantes do Sistema COFFITO/CREFITOs.

Participaram do evento a vice-presidente, Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil; o conselheiro Federal, Dr. Fernando Pierette Ferrari (ambos na foto, ao lado do ministro); o presidente do CREFITO-10, Dr. Paulo Luís Crocomo, e o Conselheiro de Saúde do Estado de Santa Catarina e Delegado da 13ª CNS, Dr. Marcelo Madrona. Também estiverem presentes fisioterapeutas representantes da comunidade científica, Dra. Luciana Alves e da Gestão Federal, Dr. André Bonifácio.

A confraternização foi mais uma etapa dos trabalhos prévios para realização da  13ª Conferência Nacional de Saúde, que começa hoje (14) à noite, em Brasília. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abrem a Conferência às 19 horas. Mais de cinco mil pessoas são esperadas para o encontro no ExpoBrasília, Pavilhão de Feiras e Exposições no Parque da Cidade que acontece até domingo.

Modelo

A 13ª Conferência receberá 20 representantes de países interessados em conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos estrangeiros virá de países do Mercosul, que pensam em adotar o SUS como modelo.

 

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, afirma que o SUS já é apresentado a outros países. Segundo ele, o governo brasileiro oferece auxílio técnico, especialmente a países africanos interessados em adotar o sistema. “Sempre apresentamos o SUS como uma proposta que vem dando certo e levamos nossa experiência para fora, oferecendo apoio aos países que quiserem, para que possamos, com os nossos técnicos, disseminar essa iniciativa vitoriosa”, afirma.

A 13ª Conferência é um dos maiores encontros do setor saúde do país. Dos 5.564 municípios brasileiros, 4.430 realizaram suas conferências municipais. Nas conferências prévias foram eleitos 3.068 delegados para a etapa nacional, com a seguinte representação: 50% de usuários, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços em saúde.

Agência Coffito com informações do CNS e Agência Brasil