Última reunião de 2015 do FCFAS aborda EAD
Última reunião de 2015 do FCFAS aborda EAD
Estratégias para formação de profissionais na área da Saúde foi tema central da pauta
No dia 9 de dezembro, em Brasília, na sede do COFFITO, foi realizado o último encontro de 2015 do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), que tem como coordenador o diretor-secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; e, como coordenador-adjunto, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Edgar Garcez Júnior. Na oportunidade, entre outros temas, o grupo trouxe à discussão o Ensino a Distância para as graduações da área da Saúde.
A análise e o estudo da interferência da modalidade EAD, tanto na formação como, consequentemente, na atuação profissional, objeto da existência dos conselhos, foram realizados pela Comissão de Educação do FCFAS. O parecer desenvolvido pelo grupo contou com dados relacionados ao objetivo do EAD, o acesso, leis referentes ao tema, e o comparativo com o número de graduações presenciais, localidades e matriz curricular das graduações da área da Saúde.
Por meio do estudo, o grupo pôde constatar disparidades entre os quantitativos de vagas presenciais oferecidas, bem como, discrepância e incoerência entre as exigências das modalidades de Ensino a Distância e as matrizes das graduações na área Saúde, cujos currículos, em sua maioria, incluem estágios em laboratórios, podendo, dessa maneira, inviabilizar e, ao mesmo tempo, prejudicar a formação profissional e o atendimento à população.
Com base no levantamento obtido pela Comissão de Educação, o FCFAS deverá propor agendas junto ao Ministério de Educação para avaliação da qualidade do Ensino a Distância, em contraponto, inclusive, com o número de graduações presenciais cujas vagas não são preenchidas.
A reunião teve, ainda, análise sobre projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e que impactam diretamente os conselhos profissionais de Saúde.
Estiveram presentes no encontro representantes dos conselhos profissionais de Biologia; Educação Física; Enfermagem; Farmácia, Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Serviço Social; e de Técnicos em Radiologia.
