FENTAS publica manifesto em defesa das Equipes Multiprofissionais de Saúde
FENTAS publica manifesto em defesa das Equipes Multiprofissionais de Saúde
Documento salienta importância da presença de todos os profissionais da saúde na atenção à população

O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde – FENTAS publicou manifesto que reafirma a importância da presença de todos os profissionais da área (assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de Educação Física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais) na atenção à saúde, por entender que o trabalho em equipe tem como objetivo a obtenção de impactos sobre os diferentes fatores que interferem no processo saúde-doença, havendo necessidade de uma relação interativa entre os trabalhadores.
A importância do trabalho em equipe é ressaltada, fundamentalmente, pelo princípio da integralidade nos cuidados de saúde, regida pela isonomia, pelo trabalho não hierarquizado, sem nenhuma distinção entre os diferentes profissionais de saúde. A ação inter/transdisciplinar é a prática que garante o princípio da integralidade no cuidado com a saúde da sociedade. De acordo com a Resolução nº 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) “o reconhecimento da imprescindibilidade das ações realizadas pelos diferentes profissionais de nível superior constitui um avanço no que tange à concepção de saúde e à integralidade da atenção”.
Para qualificar a atenção integral ao sujeito, e combater o modelo centrado em um único profissional, o FENTAS defende Equipes Multiprofissionais de Saúde.
Clique aqui e leia o manifesto.
