17 de novembro de 2015

III Marcha pelo Parto Humanizado reúne três mil pessoas no Piauí

III Marcha pelo Parto Humanizado reúne três mil pessoas no Piauí

Iniciativa teve parceria entre o COFFITO, CREFITO-14, OAB e entidades estaduais

No dia 14 de novembro, em Teresina-Piauí, foi realizada a III Marcha pelo Parto Humanizado, que reuniu aproximadamente três mil pessoas e evidenciou o debate sobre a conscientização da população a respeito do parto normal humanizado.

Durante o ato, e em dupla, todos os participantes da Marcha realizaram o agachamento semelhante ao realizado no momento do parto normal humanizado. Para a fisioterapeuta e coordenadora da Marcha, Dra. Kallynny Matos, o evento fortalece o compromisso de todos os profissionais que atuam na saúde da mulher, desde o pré-natal até o momento do parto. Ela destaca, também, que a ação visa alertar as mulheres para os direitos na hora do parto, como a Lei do Acompanhante, e para possíveis constrangimentos durante o procedimento, a exemplo do número excessivo de toques e do corte desnecessário do períneo.

Para o presidente do CREFITO-14, Dr. Marcelino Martins, a Marcha é mais uma oportunidade de reforçar a parceria entre as profissões da área da saúde, em especial no que se refere ao acompanhamento à gestante. “Hoje, o atendimento multiprofissional é extremamente importante para o paciente, principalmente para as mulheres grávidas. A humanização do parto é um movimento nacional e o Piauí reforça essa luta através do Sistema COFFITO/CREFITOs, em parcerias com as universidades estadual e federal do Piauí, e com a Ordem dos Advogados do Brasil”, registra.

O presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, por sua vez, ponderou a relevância dessa iniciativa e parceria com outras esferas para trazer à luz a discussão dos procedimentos de saúde no país. Neste caso, por exemplo, a atuação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional é essencial à saúde da mulher, começando durante a gestação e se estendendo até o pós-parto, a fim de assegurar uma melhor recuperação à paciente.