14 de outubro de 2015

COFFITO participa de solenidade em homenagem ao Dia Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

COFFITO participa de solenidade em homenagem ao Dia Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

Sessão Solene na Câmara Federal comemorou o dia 13 de outubro

Embora seja comemorado há 46 anos, o dia 13 de outubro deste ano foi especial, afinal, pela primeira vez, a celebração teve o reconhecimento da Lei nº 13.084/2015, de autoria da Deputada Federal Gorete Pereira, que estabelece o Dia Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Para prestigiar as profissões, foi realizada, nesta terça-feira, na Câmara Federal, uma sessão solene para homenagear os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Na ocasião as profissões foram representadas pelo diretor-secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; e pela vice-presidente do CREFITO-11, Dra. Sandra Jardene; além dos parlamentares Geraldo Rezende; Raimundo Gomes Mattos; Chico Lopes; e Mauro Pereira. Também estiveram presentes o Dr. Bruno Alves; e a Dra. Tatiana Rodrigues, representante da Federação Nacional dos Fisioterapeutas (FENAFISIO).

 

Deputada Gorete Pereira

“Desde 1969, quando as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional foram regulamentadas, o dia 13 de outubro tinha um significado especial para milhares de brasileiros. A deferência conquistada neste ano foi, entretanto, uma declaração meritória de que esses profissionais desempenham papel relevante para a área da Saúde e, por conseguinte, para toda a sociedade brasileira. Ser fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional no nosso país, infelizmente, tem sido uma provação para muitos. Enquanto os pacientes saúdam os profissionais com sinceras manifestações de gratidão e regozijo, os sistemas de Saúde – público e privado – os relegam ao completo desprezo. Travamos – e aí me incluo por ser também fisioterapeuta – uma luta incessante pela valorização do nosso trabalho, a fim de que as carreiras sejam sustentáveis e atrativas para os bons profissionais.

Nós, Deputados Federais, aqui estamos não apenas para homenageá-los, mas também para ouvi-los e defendê-los. Sendo assim, reforço os meus cumprimentos aos profissionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional de todo o Brasil. Faz-se justo o reconhecimento ao trabalho que os senhores prestam em favor de toda a população. Parabéns! Os senhores personificam, por meio do ofício que escolheram, o que há de melhor no ser humano e despertam orgulho e admiração em todos nós.”

 

Piso Salarial

Para o deputado Raimundo Mattos, é necessário ampliar a oferta de serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional no Brasil, o que traria inúmeros benefícios à população e ainda ao governo, evitando gastos desnecessários com internação e previdência. Outro ponto ressaltado pelo parlamentar referia-se ao envelhecimento da população e à importância do atendimento domiciliar, tornando o tratamento acessível.

O deputado Chico Lopes, por sua vez, insistiu na relevância de uma Saúde multiprofissional, e não focada apenas na Medicina. Salientou, também, que será um dos que defenderá um piso salarial digno às profissões, a começar pela aprovação do projeto de lei que dispõe sobre o tema. Ele aproveitou o momento para compartilhar sua relação com a Terapia Ocupacional, mencionando o trabalho que a sua filha realiza, a forma como [esses profissionais] mudam vidas, e todo o estudo que realizam para atender melhor seus pacientes.

 

Reconhecimento Profissional

O deputado Mauro Pereira, em sua fala, destacou que o papel dos legisladores é o de fazer leis para todas as profissões, e por isso devem tornar-se responsáveis por criar leis que tragam reconhecimento aos profissionais que cuidam do povo brasileiro. “O fisioterapeuta leva esperança, tranquilidade. É aquele que diz que o paciente vai voltar à sua normalidade, e com competência o auxilia nessa conquista”, completou.