28 de agosto de 2015

Aberta consulta pública para adequar instrumento de avaliação para os cursos de graduação em saúde

Aberta consulta pública para adequar instrumento de avaliação para os cursos de graduação em saúde

COFFITO assegura mais uma vitória à saúde

Mais uma ação revertida em conquista! O COFFITO, por meio da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação, vem participando de reuniões com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), solicitando melhorias nos instrumentos avaliadores dos cursos de graduação. Neste mês, desde o dia 20 de agosto, está aberta a consulta pública com o objetivo de receber contribuições para o aprimoramento do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação.

 

 

Para toda a área da saúde

Todas as instituições de educação superior estão convidadas a participar. As propostas devem ser encaminhadas até 4 de setembro, por meio de formulário disponível no Portal do Inep. A minuta do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, que inclui novos indicadores específicos para toda a área de saúde, bem como outras alterações, consta da nota técnica nº 40/2015, que também pode ser acessada no mesmo endereço eletrônico.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) prevê o acompanhamento sistemático do processo de avaliação e o aprimoramento de seus instrumentos, com o objetivo de garantir a qualidade da educação superior no Brasil. A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Inep, visando à adequação do Instrumento de Avaliação presencial e a distância às novas exigências curriculares do curso de graduação em medicina, sobretudo no que tange aos indicadores da área de saúde, constituiu assim uma comissão técnica. O grupo conta com a participação de representantes da própria autarquia, dos ministérios da Saúde e da Educação, da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Participam também a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Essa comissão propôs as adequações necessárias ao instrumento, conforme o programa Mais Médicos e as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Contudo, algumas alterações contemplam, como indutoras de qualidade, os demais cursos de graduação, ou seja, serão aplicadas a todas as áreas do conhecimento da educação superior brasileira.

Para finalizar esse processo, a realização dessa consulta pública obedece ao princípio da transparência e reforça a importância da participação e do diálogo constantes entre o Estado e a sociedade civil. Ao final do prazo, as sugestões serão analisadas pela DAES/INEP. O resultado será divulgado por meio de outra nota técnica.

Nota Técnica nº 40/2015

Instrumento curso de graduação

Formulário de proposta

 

Fonte: INEP

Edição:COFFITO

 

Veja o que já foi publicado sobre o assunto:

Parceria com o INEP permite criação de documento orientador para avaliação dos cursos de Terapia Ocupacional no Brasil

Reunião Ampliada da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação da Terapia Ocupacional (CDCETO) do Sistema COFFITO/CREFITOs

COFFITO participa de reunião com o INEP

Sistema COFFITO/CREFITOs estuda melhorias para as diretrizes curriculares da Fisioterapia

Reunião Nacional dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais é realizada em São Paulo

Parceria com o INEP/MEC discutirá aprimoramento do processo de avaliação in loco dos atos avaliativos (autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento) dos cursos de Fisioterapia no Brasil