13 de agosto de 2015

COFFITO participa de 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

COFFITO participa de 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Oficina discute utilização da CIF no Sistema de Informação em Saúde

 

Nos dias 26, 27 e 28 de julho,  o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, participou do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, inclusive, representando a Autarquia na oficina A Incorporação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF/OMS, no Sistema de Informação em Saúde.

Durante o encontro, o grupo analisou a importância da construção da CIF, bem como sua repercussão e utilização internacionalmente. Outro ponto bastante abordado foi a estrutura, que permite uma base conceituada para a definição, mensuração e formulação de políticas para Saúde e Incapacidade.  Além disso, a Classificação não se restringe a indicadores de morbidade, ela contempla ainda a geração de informações sobre o estado de funcionalidade e incapacidade de indivíduos e população, fornecendo índices e relatórios essenciais para estudos e mapeamentos epidemiológicos.

Os membros da oficina recomendaram a utilização da CIF por todos os profissionais da Saúde, entidades representativas, instituições de ensino, órgãos governamentais dos diversos setores colaborativos. Frisaram também a necessidade de que a CIF seja ensinada e incorporada nos mais diversos níveis de escolarização.

A utilização da CIF, segundo parecer da oficina, deve ser adotada no modelo de atenção e cuidado, afinal, atualmente este é focado no diagnóstico das doenças e centrado no modelo biomédico. Para o grupo, a efetividade da assistência à Saúde e o acolhimento estão correlacionados aos fatores contextuais para além da condição individual, devendo o atendimento ser multiprofissional e colaborativo.  Foi ainda recomendado que a CIF e seus princípios sejam inseridos na vigilância em Saúde, nas Redes de Atenção em Saúde, linhas de cuidado e níveis de atenção.

Por fim, foi estudado o desenvolvimento, aplicação de formulários e adequação de sistemas de informação,  quando foi sugerida a criação de um grupo de trabalho pelo Ministério da Saúde, envolvendo suas diversas áreas técnicas, academia e sociedades científicas, CNS, CONASS, CONASEMS, para implementação da CIF nos sistemas de informação em Saúde.

Clique aqui e veja o material oficial produzido pela Oficina.