14 de julho de 2015

Reunião Ampliada da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação da Terapia Ocupacional (CDCETO) do Sistema COFFITO/CREFITOs

Reunião Ampliada da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação da Terapia Ocupacional (CDCETO) do Sistema COFFITO/CREFITOs

No dia 10 de julho,  em Brasília, foi realizada a reunião ampliada da CDCETO do Sistema COFFITO/CREFITOs, quando foram discutidas as estratégias para ampliação e abertura de vagas para os cursos de Terapia Ocupacional,  bem como questões referentes aos estágios e à Cartografia da profissão. No encontro estiveram presentes a Dra. Ana Rita Braga, e o Dr. Leonardo José Costa de Lima,  da CDCETO do COFFITO; além de representantes dos CREFITOs 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15.

O encontro permitiu uma retrospectiva quanto às ações do Sistema frente às Instituições de Ensino Superior (IES),  com relatos de trabalhos executados e futuras maneiras de estimular a abertura de cursos de Terapia Ocupacional.

Para embasar a necessidade de aumento  de  cursos e de oferta de terapeutas ocupacionais no mercado de trabalho,  foi apresentado o Projeto Cartografia das Profissões – Terapia Ocupacional, que deverá ser desenvolvido em parceria com a Rede de Ensino de Terapia Ocupacional (RENETO), visando, dessa maneira, atender solicitação do Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde (FNEPAS) e contribuir para o crescimento da carreira. Este projeto, somado ao Recadastramento Nacional e à Avaliação dos cursos pelo INEP, permitirá traçar um panorama da realidade atual dos cursos de Terapia Ocupacional no Brasil.

Para o grupo, estes dados poderão subsidiar as IES quanto às áreas de atuação da Terapia Ocupacional; evidenciar a necessidade de abertura de novos cursos de graduação; elencar as regiões que possuem demanda e carência de profissional;  e auxiliar no planejamento de matrizes curriculares voltadas às necessidades loco-regionais, levando-se em consideração as políticas públicas existentes.

Em relação às matrizes curriculares, foram pontuadas a fiscalização dos estágios obrigatórios e não obrigatórios;  quando foi sugerida a realização de reuniões periódicas entre as comissões de ensino e as IES, a fim de alinhar as matrizes curriculares com as resoluções normativas da profissão e, até mesmo, com políticas públicas que inserem o terapeuta ocupacional.