Brasil terá bolsa pró-docência
Os estudantes universitários brasileiros, especialmente aqueles que pretendem ser professores, terão um novo incentivo a partir de 2008. O Ministério da Educação (MEC) prepara a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), aos moldes do que hoje é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O nome ainda é provisório e o valor das bolsas ainda será determinado.
“Estamos debruçados sobre os critérios nesse momento. Mas o programa já terá orçamento para 2008”, garante o ministro da Educação, Fernando Haddad, que apresentou a proposta em reunião com os reitores das instituições federais de ensino superior na sexta-feira, 27 de julho. O ministério busca, com isso, corrigir as lacunas na formação de professores para os ensinos fundamental e médio, especialmente nas áreas ligadas à ciência, como Matemática, Física, Química e Biologia. “Se não fizéssemos nada, teríamos problemas logo à frente. Penso que esse programa dará uma resposta imprescindível e completará as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, aposta Haddad.
O ministro revela ainda que essa preocupação surgiu a partir do acompanhamento de notícias, artigos e críticas veiculados após o lançamento do PDE, em abril de 2007. O Pibid será uma bolsa de iniciação para amparar o estágio e ainda serão definidos critérios de seleção de projetos, como será o estágio com a escola pública de educação básica, a tutoria ou monitoria dos professores envolvidos.
Fonte: UnB Agência