106ª Reunião do FCFAS trata de ética em pesquisa
106ª Reunião do FCFAS trata de ética em pesquisa
Graduação em formato EAD e representação no Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos também foram discutidas
Foto:João Yosikazu Maeda
No dia 18, em Brasília, foi realizada a 106ª Reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), que tem como coordenador o diretor-secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; e, como coordenador-adjunto, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Edgar Garcez Júnior. Na oportunidade foi realizada apresentação do PLS 200/2015, sobre pesquisa clínica; discussão a respeito do ensino a distância; além de eleição de representantes para o Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos.
PLS 200/2015
A fim de promover maior aprofundamento acerca do objeto do PLS 200/2015, o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Dr. Jorge Alves Venâncio, apresentou a tramitação da matéria e as implicações que ela trará caso venha a ser aprovada. À frente do CONEP há dois anos, o Dr. Jorge acredita que se o PLS for aprovado, acontecerá uma mudança drástica na forma como os tratamentos experimentais são realizados.
Após ouvir os argumentos do representante da CONEP, o Dr. Cássio Silva destacou que será oferecido o mesmo espaço de apresentação aos favoráveis ao projeto, para que seja possível ao FCFAS emitir algum parecer.
Representação
O FCFAS terá representação no Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos, dessa forma, durante a reunião, foi realizada votação dos membros, sendo eleita para a vaga titular a Dra. Zilamar Fernandes (Conselho Federal de Farmácia), e, para a vaga de suplente, a Dra. Ivone Martini de Oliveira (Conselho Federal de Enfermagem).
EAD
A modalidade ensino a distância, muito comum nos cursos de graduação, é tema controverso para algumas categorias profissionais. Devido à polêmica atrelada ao assunto, os membros do FCFAS optaram por retomar a discussão com mais propriedade, ou seja, mediante parecer de cada Conselho Federal e análise de estudos antigos do próprio Fórum. Ainda, entre as alternativas, está a de promover uma discussão com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação.
Também estiveram presentes na reunião os representantes dos Conselhos Federais de Biologia; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutricionistas; Odontologia; Psicologia; Serviço Social; e de Técnicos em Radiologia.
Foto:João Yosikazu Maeda
