25 de maio de 2015

Reunião Nacional de Fiscalização do Sistema COFFITO/CREFITOs destaca importância do planejamento estratégico

Reunião Nacional de Fiscalização do Sistema COFFITO/CREFITOs destaca importância do planejamento estratégico

Conselheiros federais, e fiscais, analisaram modelo da ESAF e deram início à construção de diretrizes de fiscalização

Nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília, foi realizada a Reunião Nacional de Fiscalização do Sistema COFFITO/CREFITOs, que, nesta edição, trouxe, entre os destaques, palestra sobre a importância do planejamento estratégico; diagnóstico da fiscalização do Sistema, com base em material elaborado no último encontro; construção das diretrizes de fiscalização; e ESAF.

Visando ampliar perspectivas e percepções, a palestra Planejamento Estratégico de Fiscalização serviu como instrumento para trazer à discussão as expectativas dos participantes e a realização de contrapontos com base em experiências profissionais, realidade atual, objetivos e metas. A relação entre a atual conjuntura do país e o dia a dia da fiscalização também foram avaliados e comparados.

À tarde, o grupo pôde avaliar a compilação do material produzido no último encontro, quando o diretor-secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, apresentou, com base em respostas fornecidas pelos regionais, diagnóstico da fiscalização do Sistema, permitindo, assim, a possibilidade de estudo de melhorias, e avaliação dos pontos positivos e negativos, levando os participantes ao último item do primeiro dia, ou seja, a Construção das Diretrizes de Fiscalização do Sistema.

 

ESAF

No dia 15, o procurador-chefe do COFFITO, Dr. Hebert Chimicatti, apresentou o modelo da Escola Superior de Aperfeiçoamento da Fiscalização (ESAF). Segundo ele, a intenção do Conselho Federal é apresentar àqueles que irão usufruir da ferramenta o material proposto, ainda em caráter consultivo e, portanto, sujeito a alterações. “Nada é mais importante do que construir essa escola com os atores principais dela”, enfatizou.

O projeto prevê como pilares a Função Social da Atividade Fiscalizatória, com alcance da população aos resultados dessa fiscalização; a Função Pública, em que se busca a promoção da dignidade da pessoa humana; a Função Sociológica, visando à prevenção; e a Função Administrativa, ou seja, a supervisão, a construção e a atualização permanente das Diretrizes Nacionais Fiscalizatórias para o aprimoramento didático.

Foram apresentados também eixos fundamentais, dentre eles: Ética Situacional – Mercado x Regulação do COFFITO; e Especialidade – visão fiscalizatória das diversas especialidades. Por fim, foi abordada a sugestão de público-alvo da ESAF, que pretende atingir conselheiros e suplentes de conselheiros; agentes fiscais; secretários municipais de saúde; secretários estaduais de saúde, além de parlamentares fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais; professores de deontologia; coordenadores de cursos; e associações e entidades de especialidades profissionais.

Estiveram no encontro os representantes dos seguintes regionais: CREFITO-1; CREFITO-2; CREFITO-3; CREFITO-4; CREFITO-5; CREFITO-6; CREFITO-7; CREFITO-8; CREFITO-9; CREFITO-10; CREFITO-12; CREFITO-13; CREFITO-14; e CREFITO-15; além da vice-presidente do COFFITO, Dra. Luziana Maranhão; e dos representantes da PROJUR do COFFITO, Dr. Alexandre Leal e Dr. Júlio Mollica.  

Clique aqui e veja mais fotos do encontro.