COFFITO participa de Ato em defesa do SUS
COFFITO participa de Ato em defesa do SUS
Conselhos de Saúde e movimentos sociais de todo o país realizaram manifesto contra a terceirização do trabalho e por mais financiamento para o setor

No dia 14 de abril, conselheiros de Saúde, representantes de movimentos sociais populares e das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, incluindo a vice-presidente do COFFITO, Dra. Luziana Maranhão, realizaram ato público em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), em frente ao Congresso Nacional. O tema, que já havia sido discutido durante a 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, ganhou as ruas da Capital Federal.
A passeata começou em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, com breve caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Durante a manifestação, os representantes da Saúde ergueram faixas contra a privatização do SUS e em busca de novas fontes de financiamento para o setor. Algumas matérias que tramitam no Congresso Nacional também foram lembradas, entre elas o Projeto de Lei n° 4.330/2004, que libera contratos de terceirização em todos os ramos de atividade; e a PEC nº 451/2014, que torna obrigatória a contratação de plano de saúde para trabalhadores.
Em um ato simbólico, os representantes da Saúde brasileira abraçaram o Ministério da Saúde, como forma de elucidar a união das categorias em defesa do SUS e do atendimento de saúde à população.

