FENTAS: Financiamento da Saúde e PEC 451 são destaques na pauta
COFFITO participa de reunião do FENTAS
Financiamento da Saúde e PEC 451 são destaques na pauta

No dia 7 de abril, em Brasília, o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, representou a autarquia e as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional durante reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS), realizada na sede do Conselho Federal de Serviço Social. Na pauta, o grupo discutiu o financiamento da Saúde; a PEC 451, o Saúde +10; e a maioridade penal.
De acordo com o Dr. Wilen Heil e Silva, o Fórum tem posicionamento contrário à entrada de capital estrangeiro na Saúde brasileira, bem como em relação à maioridade penal. Segundo ele, os integrantes do FENTAS também apresentam divergências no que tange à PEC 451, que obriga os empregadores a prover assistência de saúde aos funcionários. Para o grupo há preocupações sobre a aprovação desta PEC, principalmente por ela interferir diretamente na Saúde Pública, uma vez que atualmente essa é uma demanda do SUS. O receio é que tal ação traga mais prejuízos do que benefícios, além de apresentar a possibilidade de afetar os profissionais da área que atuam no setor.
A necessidade de maiores investimentos públicos na Saúde brasileira também constou na pauta, quando o Fórum, mais uma vez, trouxe à discussão o Saúde + 10, que visa ampliar os recursos destinados ao SUS.
