Artigo científico sobre Estimulação Transcraniana destaca pioneirismo da Resolução-COFFITO nº 434
Artigo científico sobre Estimulação Transcraniana destaca pioneirismo da Resolução-COFFITO nº 434
Em dezembro de 2014, foi publicado, na Informa Healphcare– Clinical Research and Regular, o artigo científico, em tradução livre, “Considerações regulatórias para o uso clínico e de pesquisa de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC): avaliação e recomendações de um painel de especialistas” (Regulatory considerations for the clinical and research use of transcranial direct current stimulation (tDCS): Review and recommendations from an expert panel), que aborda a utilização do método no Brasil, e em que a Resolução do COFFITO nº 434, de 2013, é citada. À época, a normatização foi pioneira ao regular o novo procedimento.
O estudo visa, por meio de índices, mapear os resultados obtidos com a utilização da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua nos seguintes países: Austrália, Brasil, França, Alemanha, Índia, Irã, Itália, Portugal, Coréia do Sul, Taiwan, e EUA.
Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, é essencial lembrar a importância desse tipo de estudo para comprovar a eficácia do tratamento com ETCC, bem como, a partir dele, a possibilidade de novas descobertas. O presidente ressalta, também, que a publicação da Resolução nº 434, assim como a do Acórdão nº 378, são fruto do trabalho do GT de Estimulação Transcraniana, que realizou estudo e contribuiu tecnicamente para a normatização da utilização do método por fisioterapeutas, e com as orientações e as regras necessárias para a proteção da sociedade e o zelo do bom exercício da Fisioterapia.
Saiba mais sobre Informa Healthcare.
