6 de novembro de 2014

Reunião Nacional dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais é realizada em São Paulo

Reunião Nacional dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais é realizada em São Paulo

Ações como abertura de cursos e parcerias com o Ministério da Saúde integraram a pauta

 

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo, foi realizada a Reunião Nacional dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais, que, entre outros temas, trouxe como destaque o relato dos CREFITOs sobre ações de abertura de cursos de graduação em Terapia Ocupacional no país; e a elaboração de propostas à categoria para compor projeto a ser apresentado ao Ministério da Saúde.

Durante o encontro, foi realizada avaliação do CONNTO e do ENDTO, além de um estudo de ações para implementar as propostas oriundas desses eventos no Sistema. Outro assunto abordado foi a importância de inserir, dentro das instituições de formação, a atenção à saúde das Populações Tradicionais Indígenas, Quilombolas, e Ribeirinhas. Segundo a vice-presidente do COFFITO, Dra. Luziana Maranhão, o objetivo é estimular a promoção desse debate que, atualmente, já está em evidência no SUAS.  

A Residência Inclusiva, unidade do SUAS que visa abrigar pessoas com variadas disfunções e que tem a Terapia Ocupacional como profissão indispensável também foi discutida. O projeto ainda está em fase inicial, mas já conta com a adesão de 44 munícipios. O objetivo do grupo é propagar a ideia para outros gestores e permitir que mais instalações sejam abertas. Com isso, amplia-se o mercado de trabalho da profissão e asseguram-se melhorias às pessoas que estão com dificuldades em realizar as atividades cotidianas e não conseguem se reinserir na sociedade.

O trabalho do terapeuta ocupacional no sistema prisional e o não cumprimento da Portaria-MS nº 482, que determina a presença do profissional, foi outro tema abordado pelo grupo. Segundo a Dra. Luziana, os CREFITOs já começaram a realizar um levantamento do número de instituições federais que seguem a regulamentação. Além disso, segundo ela, esta norma compreende apenas as unidades federais; a intenção é promovê-la junto às entidades prisionais estaduais.

 

Abertura de cursos de Terapia Ocupacional

A abertura de cursos de Terapia Ocupacional continua na pauta do Sistema. Na próxima sexta-feira, 7, a vice-presidente do COFFITO participará de reunião no Ministério da Educação (MEC), para, mais uma vez, apontar a carência de profissionais no mercado e a crescente demanda pelo serviço, principalmente por conta do envelhecimento da população. O tema, inclusive, já esteve na pauta do Ministério da Saúde.

 

Saiba mais sobre o CONNTO de 2014      

Nos dias 17 a 20 de setembro, em Belém do Pará, foi realizado o X Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), promovido pela ABRATO/PA. Nesse encontro foi iniciada a discussão sobre o atendimento às populações tradicionais. O próximo congresso será realizado no Ceará, com organização da Associação Cearense de Terapia Ocupacional (ACTO). “É necessário parabenizar a excelente recepção e a atenção dos responsáveis pelo evento. Além disso, foi impecável o cuidado em, durante o congresso, mostrar as características principais da região”, completou a vice-presidente do COFFITO.

 

Saiba mais sobre o ENDTO de 2014

Nos dias 13 a 16 de outubro, em João Pessoa, foi realizado o XIV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional (ENDTO), promovido pelo curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante o evento, que teve a presença de representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi avaliada a metodologia da graduação, bem como pontuadas as necessidades de abertura de novos cursos e a carência de profissionais no mercado.

O COFFITO participou da mesa de abertura do ENDTO e ainda prestigiou a eleição da nova gestão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO), que teve a presidente, Dra. Ana Paula Malfitano, reeleita.