COFFITO apresentará à ANS dados que comprovam a necessidade de reajuste dos honorários da Fisioterapia
COFFITO apresentará à ANS dados que comprovam a necessidade de reajuste dos honorários da Fisioterapia
Câmara Técnica da ANS discutirá índice de reajustes nos contratos; COFFITO pediu oportunidade de fala para apresentar resultados da Pesquisa Científica realizada pela FGV

Na próxima terça-feira (4), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará a 3ª Reunião da Câmara Técnica de Regulamentação da Lei nº 13.003/2014, quando serão discutidos os índices de reajustes aos contratos das profissões que integram a Saúde Suplementar. O COFFITO participou dos últimos encontros e pretende apresentar no próximo os resultados obtidos com a Pesquisa Científica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que evidenciam a insustentabilidade do setor ligado à saúde suplementar, principalmente a Fisioterapia.
Nesta semana o Conselho Federal recebeu ofício da Agência, solicitando parecer a respeito do assunto e, em resposta, pediu para trazer à pauta da ANS, mais uma vez, os dados coletados no estudo. Em 2012, durante reunião com o diretor-presidente da ANS, o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, havia levado a recém-concluída pesquisa, visando, assim, subsidiar o grupo sobre o contexto social e econômico da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil.
No entanto, levando-se em consideração o atual cenário da profissão frente à saúde suplementar, com um absoluto desequilíbrio das relações econômicas e financeiras, o Conselho Federal busca, novamente, em um contexto mais oportuno, utilizar os dados que comprovam a necessidade do reajuste. Agora, a ANS conta com uma Câmara Técnica exclusiva para a discussão do tema, cuja função é a de nortear e balizar a boa relação contratual entre Operadoras de Planos de Saúde (OPS) e Prestadores de Serviços.
COFFITO e a ANS
O COFFITO possui representação na ANS e já participou de importantes discussões, como o Rol de Procedimentos. Na Câmara Técnica de Regulamentação da Lei nº13.003/2014 conta com participação do Dr. Francimar Ferrari, Dra. Marlene Izidro, e da Dra. Flávia Cipriani; além do procurador-chefe do Conselho, Dr. Hebert Chimicatti, que, desde 2009, trabalha em uma tese jurídica que, a partir de agora, subsidia esta regulamentação.
Clique aqui e leia o ofício
