29 de outubro de 2014

Presidente do COFFITO realiza apresentação no CLAFK

Presidente do COFFITO realiza apresentação no CLAFK

“XIX Congreso Latinoamericano de Fisioterapia y Kinesiologia” e IV Congresso WCPT-SAR/Região sul-americana da WCPT acontecem entre os dias 27 e 29 de outubro

 

No dia 27, em São Paulo, durante o XIX CLAFK, o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, foi um dos palestrantes do evento e apresentou um panorama da Fisioterapia no Brasil,  dissertando sobre as especialidades profissionais reconhecidas,  e contextualizando o número de profissionais em cada especialidade. 

O presidente, destacou, ainda, o trabalho do COFFITO frente às especialidades nas últimas décadas, uma vez que, no dia 13 de outubro, as profissões comemoraram 45 anos e, em 2015, o Sistema COFFITO/CREFITOs completará 40 anos. Lembrando este período, o Dr. Cepeda enfatizou a importância do crescimento das profissões atrelado à evolução normativa, em especial as resoluções que reconhecem as especialidades e oferecem suporte aos fisioterapeutas e aos terapeutas ocupacionais. Para exemplificar, ele citou o aumento da resolutividade em procedimentos de maior complexidade executados por fisioterapeutas especialistas, que, inclusive, levou ao reconhecimento do governo, como, por exemplo, na RDC-7.

 

Prova de Especialidades

Nas últimas décadas, o COFFITO publicou resoluções referentes às especialidades profissionais, visando, assim, normatizar as práticas, amparar o profissional e a sociedade, e assegurar-lhes benefícios. Em 2010, o Conselho teve mais um grande avanço, por meio das Resoluções nºs 377 e 378, que tornaram mais eficiente o registro de títulos de especialistas e criaram o exame nacional. Ainda, a partir delas, o COFFITO e as associações de especialidades conveniadas redigiram novas resoluções a cada uma das especialidades, levando em consideração atualizações feitas desde a primeira publicação.

A Prova de Especialidades 2014 também integrou a apresentação, quando foram mencionados os mais de cinco mil profissionais inscritos para o certame e as especialidades que registraram o maior número de inscrições.

Ainda sobre registros de especialista, o presidente aproveitou para esclarecer as diferenças entre especializações lato sensu (com caráter acadêmico) e especialidades profissionais (baseadas na qualificação com prática em serviço). Logo após, o Dr. Cepeda frisou a importância de conhecer as normas, principalmente na parte de divulgação, contemplada no Código de Ética.