15 de outubro de 2014

CNS tem plenária extensa e entende a quiropraxia como uma especialidade da Fisioterapia

CNS tem plenária extensa e entende a quiropraxia como uma especialidade da Fisioterapia

COFFITO participa de discussão sobre atendimento multiprofissional à Disfunção Temporomandibular

 

Nos dias 8 e 9 de outubro, o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, participou da 262ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que, dentre os principais temas, trouxe à discussão a divulgação de material do Ministério da Saúde restringindo o atendimento da disfunção temporomandibular aos médicos; e a deliberação do MEC sobre a regulamentação da profissão de quiropraxia no Brasil.

Durante o evento, o representante do COFFITO teve a confirmação de que a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e o MEC reprovaram o projeto pedagógico de curso de graduação em quiropraxia. No parecer enviado à instituição foi recomendada a transformação da graduação em uma especialização da Fisioterapia, uma vez que, no Brasil, a especialidade já é reconhecida aos fisioterapeutas.

O material veiculado nos últimos dias sobre a Disfunção Temporomandibular (DTM), restringindo o diagnóstico aos médicos, causou polêmica na saúde multiprofissional, fazendo que o tema fosse levado à discussão do Plenário do CNS. O Dr. Wilen e o representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) denunciaram a veiculação, supostamente feita pelo Ministério da Saúde. No entanto, o Ministro da Saúde, Dr. Arthur Chioro, relatou que o referido material não possui tal cerceamento e determina que a atuação em DTM mantenha o modelo multiprofissional.

Antes do encerramento da reunião, o Dr. Wilen ainda destacou a importância da valorização da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em especial no caso dos quilombolas. O diretor-tesoureiro do COFFITO solicitou a criação de um painel para discutir o tema, visando, assim, resgatar a cultura e a liberdade de populações que antes viviam da natureza. “Sonhe e será livre no espírito, lute e será livre na vida”, finalizou.