14 de outubro de 2014

FCFAS participa de reunião no Ministério da Defesa

FCFAS participa de reunião no Ministério da Defesa
 
Fórum dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde busca informações sobre contratação de equipe multiprofissional nas Forças Armadas
 
 
O diretor-secretário do COFFITO, e coordenador do Fórum dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde (FCFAS), Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; e o coordenador-adjunto, e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Edgar Garcez Júnior; participaram de reunião no Ministério da Defesa, no dia 9, para discutir a saúde multiprofissional no plano de carreira das Forças Armadas. 
 
Na ocasião, a gerente da Divisão de Pessoal Militar, da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Luiza Maria Ferreira de Souza, lembrou que, atualmente, a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira possuem um quadro de apoio à saúde, no qual estão contempladas profissões como a de Fisioterapia. No entanto, segundo ela, o Exército Brasileiro possui apenas um quadro geral, que prevê a contratação em plano de carreira de médicos, veterinários, odontólogos e farmacêuticos. As demais profissões da saúde que integram o Exército são desempenhadas por meio de cargos temporários, em que os profissionais podem permanecer até, no máximo, oito anos.
 
A gerente relatou, ainda, que a criação de um quadro de apoio à saúde no Exército depende de uma lei, e da aprovação de diversas instâncias, incluindo o Ministério do Planejamento.
Para o Dr. Cássio, a reunião ofereceu novos subsídios ao FCFAS, inclusive, com o conhecimento de que a Marinha e a Aeronáutica já possuem um quadro de apoio à saúde. Ele também ressaltou que o tema será colocado em discussão no plenário do Fórum para futuras estratégias. 
 
Conheça a Lei 6.880/1980.