COFFITO discute técnicas, métodos e recursos utilizados na Fisioterapia Neurofuncional
COFFITO discute técnicas, métodos e recursos utilizados na Fisioterapia Neurofuncional
O COFFITO criou espaço para discussão de novos métodos, técnicas, e recursos da área de neurofuncional, atualmente em uso por fisioterapeutas. Em busca de uma compreensão mais específica dos procedimentos, o Conselho Federal realizou reunião, no dia 24, para estudar o tema. Estiveram presentes o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva; a presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), Dra. Solange Canavarro Ferreira; e os profissionais Dra. Mariana Peres de Carvalho e Dr. Arquimedes Augusto Penha.
De acordo com a Dra. Solange, foram avaliados pelo grupo recursos, métodos e técnicas da cinesioterapia intensiva, que podem ser complementares à Fisioterapia tradicional, auxiliando na recuperação da saúde, na melhora de habilidades motoras, e na aquisição de mobilidade.
Segundo a presidente da ABRAFIN, o estudo sobre a realidade virtual; a estimulação elétrica funcional; o treinamento de marcha de esteira com suspensão parcial de peso; o uso de vestimentas com tensores elásticos e estrutura integrada; os dispositivos robóticos; e a terapia de restrição e indução do movimento permitem um conhecimento maior da relevância destes recursos à profissão.