Presidentes discutem ações e propostas oriundas de Reuniões do Sistema COFFITO/CREFITOs
Presidentes discutem ações e propostas oriundas de Reuniões do Sistema COFFITO/CREFITOs
Estratégias de Comunicação e Prova de Títulos de Especialidade também integram a pauta
No dia 19, em Brasília, foi realizada a Reunião do Sistema COFFITO/CREFITOs, quando os presidentes discutiram as propostas dos encontros de DEFIS e Ética; Assessorias de Comunicação; e Cinturão Jurídico. Na pauta constaram ainda encaminhamentos das deliberações de reunião anterior, Prova de Títulos de Especialidade, e Simples Nacional. Estiveram presentes o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda; o presidente do CREFITO-1, Dr. Silano Souto Mendes de Barros; o vice-presidente do CREFITO-2, Dr. Omar Luís Rocha da Silva; o presidente do CREFITO-3, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti; o presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Luís Coelho; o presidente do CREFITO-5, Dr. Fernando Antônio de Mello Prati; o presidente do CREFITO-6, Dr. Ricardo Lotif Araújo; o presidente do CREFITO-7, Dr. Cleber Murilo Sady; o presidente do CREFITO-8, Dr. Abdo Augusto Zeghbi; o vice-presidente do CREFITO-8, Dr. Ruy Moreira da Costa Filho; o presidente do CREFITO-9, Dr. Elias Nasrala Neto; o presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres; o conselheiro do CREFITO-10, Dr. George Jung da Rosa; o presidente do CREFITO-11, Dr. Bruno Metre Fernandes; o presidente do CREFITO-12, Dr. José Wagner Cavalcante Muniz; e o presidente do CREFITO-13, Dr. Carlos Alberto Eloy Tavares; além dos representantes da Procuradoria Jurídica do COFFITO e do CREFITO-10.
A Licença Temporária de Trabalho (LTT) e o atraso das instituições de ensino na entrega do diploma foram debatidos pelo grupo, que, com base na legislação, vislumbrou possibilidades de melhorias para a concessão dessa licença. Porém, devido à necessidade de estudo de resoluções, o tema foi enviado para avaliação do Cinturão Jurídico. Após isso, deverá retornar à pauta dos presidentes, para novo debate e possíveis encaminhamentos.
A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional completam, em 2014, 45 anos de profissão regulamentada. Ainda, em 2015, o Sistema COFFITO-CREFITOs comemora 40 anos. Em função das datas, o Dr. Roberto Cepeda aproveitou para compartilhar as ações de comunicação previstas para esse período. Ele, inclusive, relatou o trabalho desenvolvido pelas assessorias de comunicação do Sistema, que já começaram a estabelecer estratégias alinhadas, visando, assim, maior espaço de divulgação das profissões.
O presidente do COFFITO agradeceu aos regionais pela participação e contribuição durante os últimos encontros realizados pelo COFFITO, em especial a primeira Reunião de Assessorias de Comunicação, o de DEFIS e Ética, e os Grupos de Trabalho do Cinturão Jurídico.
O grupo ainda conversou sobre assuntos que não poderiam passar despercebidos, como a realização da Prova de Títulos de Especialidade, que, em uma semana, já registra quase mil inscritos. No entanto, o Dr. Roberto Cepeda frisou a relevância de um título de especialista no Mercado de Trabalho. “Precisamos mostrar ao nosso profissional a importância do especialista, principalmente se analisarmos o caso da Terapia Intensiva, cuja RDC-7 entrou em vigor em 2013. Em três anos o número de especialistas saltou de 22 para 600”, exemplificou.
Os presidentes discutiram, também, o Simples Nacional, que agora passa a incluir as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Em consenso, o grupo enfatizou a necessidade de divulgação do período de adesão e a confecção de materiais informativos que tragam as principais mudanças que a simplificação oferecerá.
