Comissão de Educação do FCFAS organiza Seminário sobre o Mercosul
Comissão de Educação do FCFAS organiza Seminário sobre o Mercosul
Representante do COFFITO no Mercosul participa de reunião e esclarece dúvidas sobre migração de profissionais
No dia 21 de agosto, os membros do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) realizaram reunião, na sede do COFFITO, para tratar da organização do Seminário sobre o Mercosul, agendado para os dias 27 e 28 de novembro. Compareceram ao encontro o diretor-secretário do COFFITO, e coordenador do FCFAS, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; o coordenador-adjunto, e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Edgar Garcez Júnior; além dos representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Conselho Federal de Biologia (CFBIO), e o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Para esclarecer os presentes acerca da migração de profissionais no território do Mercosul, a reunião contou com a representante do COFFITO na Comissão de Integração de Fisioterapia e Kinesiologia do Mercosul (CIFIKIM), Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, cujo trabalho e interlocução assegurou a utilização das diretrizes curriculares para os cursos de Fisioterapia no território do Mercosul. Em consenso, os representantes da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, após longo debate, escolheram o modelo brasileiro como parâmetro – estabelecido na Resolução CNE/CES nº 4/2002.
Como o assunto ainda gera dúvidas, o FCFAS realizará, em novembro, Seminário para esclarecer o processo de migração de profissionais de saúde no território que compreende o Mercosul. Para que tais dúvidas sejam sanadas, o Fórum solicitará a participação dos Ministérios da Saúde; do Trabalho e Emprego; das Relações Exteriores; da Educação; e da Previdência Social.
A programação completa e demais informações sobre o Seminário serão divulgadas assim que estiverem definidas. Siga a página do FCFAS no Facebooke acompanhe as últimas informações sobre o assunto.
