12 de julho de 2007

Coffito participa de reunião sobre Projeto de Lei que regulamenta Terapia Ocupacional

Nessa terça-feira, 11/7, o assessor técnico do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, Dr. Denílson Magalhães, participou de uma audiência na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei 2783/00, que regulamenta a profissão de terapeuta ocupacional. O encontro, promovido pelo deputado federal Zenaldo Coutinho, do PSDB-PA, relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, contou com a presença do autor da proposição, deputado Rafael Guerra, PSDB-MG.

Participaram da reunião a Dra. Andréa Fedeger, presidente da Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais –ABRATO, Dra. Ana Claudia Reis de Magalhães, presidente da Associação de Terapeutas Ocupacionais do Distrito Federal – ATO DF, e a Dra. Tônia Penna de Carvalho Pinheiro de Souza, vice-presidente do Crefito 12.

Denílson Magalhães informou aos presentes que, para atender as demandas da profissão de TO, o Coffito constituiu uma comissão específica para realizar um estudo detalhado sobre a real possibilidade de um desmembramento com responsabilidade e preservação das duas profissões.

Um estudo preliminar já foi realizado e apresentado pela coordenadora da Comissão, Dra. Luiziana Maranhão, presidente do Crefito 1 e terapeuta ocupacional, durante o X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional – XCBTO, realizado em maio deste ano em Goiânia, GO.

Os resultados da análise prévia mostram a necessidade de planejamento e programação do projeto de desmembramento. Como demandas imediatas, foram definidas prioritariamente, uma campanha de valorização da Terapia Ocupacional e a busca por abertura de novos cursos de TO em universidades públicas, federais e estaduais.

A presidente da ABRATO apresentou um levantamento feito a partir de documentos elaborados durante diversos congressos brasileiros de TO. Nesse documento, a categoria demonstra o anseio pelo desmembramento e pela regulamentação da profissão de TO.

Ao final do encontro, a ABRATO assumiu o compromisso de elaborar e apresentar uma proposta de redação ao PL 2783/00, até o dia 10 de setembro deste ano.

Agência Coffito

Sugestões e informações sobre o PL  2783/00:

terapiaocupacional@coffito.org.br