1 de setembro de 2014

Reunião dos Fisioterapeutas do Sistema debate rumos da profissão

Reunião dos Fisioterapeutas do Sistema debate rumos da profissão

Em dois dias de evento, conselheiros discutiram desenvolvimento científico, projetos de lei, resoluções, Referencial de Procedimentos Fisioterapêuticos e inserção nas políticas públicas

 

 

Nos dias 8 e 9 de agosto, em Brasília, o COFFITO promoveu a Reunião dos Fisioterapeutas do Sistema e possibilitou a interlocução entre os representantes dos CREFITOs e do Conselho Federal. No primeiro dia, parte da manhã foi ocupada por temas relacionados ao ensino, quando foram contextualizados o trabalho desenvolvido pela Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação, e a realização da prova de especialidades, em novembro deste ano.

Os projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado e que são acompanhados diariamente pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) foram destaques na pauta. “Antes de começar essa apresentação, preciso compartilhar com vocês a nossa conquista no Simples Nacional, sancionado pela presidenta Dilma. Essa vitória é fruto de muito trabalho do Conselho Federal, dos Regionais, das entidades e da classe. Mas, também, torna evidente que precisamos ter mais representatividade política, devemos pensar de maneira mais articulada e não podemos esquecer que, nesses casos, a participação político-partidária de um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional pode representar o ganho coletivo”, ressaltou o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, enquanto apresentava o trabalho da CAP.

O primeiro dia contou, ainda, com estudo sobre minutas de resoluções, bem como novas resoluções publicadas pelo COFFITO, destacando-se as minutas de Fisioterapia Aquática, Fisioterapeuta Prescritor, Fisioterapeuta Cardiovascular, e Estimulação Transcraniana. Na ocasião, o grupo concordou que, quando as minutas forem enviadas aos Regionais para consultoria, serão realizadas avaliações e considerações, visando, assim, tornar os textos consensuais.

No sábado, foi a vez do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e de relatos do trabalho desenvolvido junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A importância da inclusão dos serviços de fisioterapia no Rol de Procedimentos da ANS e a utilização da TUSS – sistema criado para facilitar a troca de informações, padronizar e criar uma terminologia única – estiveram entre os pontos principais.

Para o coordenador da Comissão de Referenciais Nacionais de Honorários da Fisioterapia do COFFITO, Dr. Francimar Ferrari, é preciso lembrar que a ANS regula o procedimento e não o valor. Além disso, ele também ponderou a inclusão de 9 dos 12 procedimentos da profissão. “Conseguimos evoluir de uma forma superior às outras profissões, em um trabalho de dois anos”, completou.

A última discussão do evento foi a inserção do fisioterapeuta nas Políticas Públicas, quando o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, mostrou aos presentes as portarias que já contemplam a profissão. Ele também mencionou o trabalho que o Conselho Federal realiza junto ao Conselho Nacional de Saúde, do qual é representante. “Conseguimos a inserção de 98% no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Conquistamos isso quando começamos a mostrar o nosso trabalho. Agora a nossa meta é a de mais participação em outros programas, como o de Saúde da Família”, completou.

Para o grupo, essa reunião pôde ser considerada um marco à profissão, além de evidenciar que é necessária a união para novas conquistas.

Também estiveram presentes na reunião: o diretor-secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando O. da Silva, e a conselheira efetiva, Dra. Elineth da Silva Braga; a Dra. Tereza Cristina Pedroza, do CREFITO-1; o Dr. Jorge Luís Nascimento, e o Dr. José Antunes Filho, do CREFITO-2; o Dr. Reginaldo Bonatti, o Dr. João Paulo Fernandes Filho, e o Dr. Wander de Oliveira Villalba, do CREFITO-3; o Dr. Anderson Luís Coelho, a Dra. Flávia Massa Cipriani, e a Dra. Jocimar Avelar Martins, do CREFITO-4; o Dr. Marcelo de Melo Rieder, do CREFITO-5; o Dr. Ricardo Lotif, do CREFITO-6; o Dr. Maurício Dourado Rocha, do CREFITO-7; o Dr. Abdo Augusto Zeghbi, a Dra. Isabela Álvares dos Santos, e a Dra. Marlene Izidro, do CREFITO-8; o Dr. Sandroval Francisco Torres, a Dra. Fernanda Guimarães Torres, a Dra. Rita de Cássia Paula Souza, e o Dr. Rômulo Nolasco de Brito, do CREFITO-10; o Dr. Bruno Metre Fernandes, a Dra. Lizia Almeida, o Dr. Rogério Alves de Castro, o Dr. Allan Keyser Raimundo, e o Dr. Renato Hoelzle Júnior, do CREFITO-11; o Dr. José Wagner Cavalcante, do CREFITO-12; e a Dra. Patrícia Zanetti Faria, do CREFITO-13.

Clique aquipara visualizar mais fotos do evento.