COFFITO realiza encontro com associações de especialidades para discutir prova de títulos
COFFITO realiza encontro com associações de especialidades para discutir prova de títulos
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais terão nova oportunidade para participar de exame nacional
O COFFITO promoveu na quinta-feira, 9 de julho, reunião com 13 associações de especialidades conveniadas ao Conselho Federal, a fim de discutir a realização de Prova de Títulos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para 2014, em todas as capitais do Brasil. A convalidação de títulos, as datas para o exame, os métodos e técnicas, a prestação de serviços da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e as parcerias também foram temas abordados pelo grupo. Representaram o Conselho no encontro o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, e a conselheira efetiva, Dra. Elineth Braga.
Na ocasião, o presidente do COFFITO lembrou a importância da realização da nova prova de títulos e, seguindo o modelo utilizado na primeira edição, novamente convocou as associações de especialidades para auxílio no desenvolvimento do exame. Mais informações sobre a prova serão publicadas em edital.
Código de Ética e padrões mínimos para os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Aproveitando a presença de diversas entidades, o encontro tratou de outros temas relacionados à Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A pauta contou com uma explanação sobre a melhoria do Código de Ética que, nos últimos anos, recebeu edições para contemplar, de forma mais eficaz, as atribuições do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.
Na reunião, o presidente do COFFITO propôs aos presentes um estudo para a criação de padrões mínimos de carga horária e conteúdo no que tange à formação e capacitação em métodos e técnicas científicas utilizadas por cada especialidade. Com isso, o Conselho busca oferecer ao profissional um parâmetro, ou seja, emitir um parecer com recomendações a cada especialidade, fazendo que, em posse desse material, seja realizada uma mudança no ensino. “Pretendemos, por meio dessas medidas, melhorar a formação nas especialidades e áreas de atuação”, enfatizou o Dr. Roberto Cepeda.
Para ele, vale ressaltar, também, que esta ação ajudará a evidenciar no mercado cursos que estão de acordo com os parâmetros e requisitos indispensáveis a uma boa formação, bem como listar aqueles que não cumprem as normas. “Esse estudo e a criação dessa recomendação pelo COFFITO servirá para a proteção do nosso profissional e da sociedade”, completou o presidente.
Outro item que será avaliado pelo grupo são os critérios mínimos para a prestação de serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A partir desse estudo, a intenção é fornecer mais especificações quanto à fiscalização profissional em determinadas áreas e especialidades. Para isso, o grupo terá como base as diretrizes estabelecidas pela Anvisa, a legislação e os requisitos de cada especialidade.
Confira a lista dos participantes da reunião:
ABFO – Dra. Patrícia Guedes Figueira
ABRADIMENE – Dra. Sakae Yokota
ABRAFIDEF – Dra. Bernadete Pita
ABRAFIN – Dra. Solange Canavarro Ferreira
ABRAFIT – Dr. Arquimedes Augusto Penha
ABRATO – Dra. Clori Araújo Pinheiro
AFA Brasil – Dr. Ney Peixoto Smith
AFB – Dra. Denise Flávio de C.B. Lima
ASSOBRAFIR – Dr. Jocimar A. Martins
ATHOSP – Dra. Marysia M. R. Prado de Carlo
SBFC – Dr. Woldir Wosiacki Filho
SOBRAFISA – Dr. João Eduardo de Araújo
SONAFE – Dr. Alexandre H. Nowotny
