CIFIKIM define diretrizes curriculares para graduação em Fisioterapia no Mercosul
CIFIKIM define diretrizes curriculares para graduação em Fisioterapia no Mercosul

O COFFITO participou, nos dias 20 e 21 de junho, no Paraguai, da reunião da Comissão de Integração de Fisioterapia e Kinesiologia do Mercosul (CIFIKIM), quando, após 15 anos de discussão, foram aprovadas e definidas as recomendações de diretrizes curriculares para os cursos de Fisioterapia no território do Mercosul. Após longo debate, em consenso, a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai determinaram que o novo modelo deverá seguir os parâmetros brasileiros, estabelecidos pela Resolução CNE/CES nº 4/2002. Na ocasião, o Conselho foi representado pela Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira e pelo Dr. Paulo Henrique de Oliveira, ambos fisioterapeutas.
Para a Dra. Maria Teresa, cabe ressaltar que essa conquista irá refletir no futuro da Fisioterapia no Mercosul, afinal, resulta em harmonização e padronização da formação dos fisioterapeutas. “Por meio dessa Comissão buscamos desenvolver estratégias para igualar o nível e a capacitação dos profissionais, a exemplo da criação de matriz curricular similar entre as instituições de ensino, o que, em um futuro próximo, será mais uma das ações que facilitará e auxiliará o livre trânsito, beneficiando tanto o profissional quanto a população”, completou.
Durante o encontro foi acordado que os membros deveriam levar a decisão aos órgãos responsáveis pela regulamentação acadêmica de cada país; no caso do Brasil, o Ministério da Educação (MEC). Uma vez que os parâmetros já são exercidos pelo sistema brasileiro, o repasse da informação deverá ocorrer de forma tranquila.
A pauta da reunião contou, também, com exposição sobre a realidade de cada país em relação à Fisioterapia. No Uruguai, por exemplo, os fisioterapeutas estão lutando pela aprovação de uma lei própria da Fisioterapia, que se encontra no Parlamento Uruguaio. Enquanto isso, no Paraguai, iniciaram-se os trabalhos em busca da regulamentação da profissão.
Em uma situação mais favorável, a Argentina concentra esforços para ser incluída no art. 43 da lei de educação de seu país, que dá mais autonomia aos cursos de Kinesiologia e Fisioterapia. O Brasil, por sua vez, aproveitou o momento para compartilhar conquistas de grande importância à profissão, como o Ato Médico, em que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional saíram vitoriosas. O encontro permitiu, ainda, discussão sobre o Decreto nº 6.964/2009, que trata da promulgação do acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul, ou seja, dispõe sobre a moradia em qualquer território pertencente aos países-membros desse bloco econômico.
A Venezuela não enviou representantes devido às dificuldades internas do país. Durante a reunião, foram realizados alguns contatos por Skype com a equipe venezuelana.
