Saúde inaugura primeira Unidade de Respostas Rápidas do País
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugurou, hoje (10), a primeira Unidade de Resposta Rápida (URR) a surtos e emergências na área da saúde do país, localizada em Natal (RN). A nova unidade torna mais eficiente a prevenção e o controle de doenças que representam risco à saúde da população. O ministro participou da solenidade por meio de vídeo-conferência transmitida de Brasília para Natal.
A URR do Rio Grande do Norte será responsável por detectar, monitorar e desencadear respostas às emergências em saúde do estado e vai integrar a Rede Nacional de Resposta a Surtos e Emergências que será instalada pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, em parceria com as secretarias de saúde dos estados e capitais. Com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, serão instaladas, ao todo, 53 unidades em todo o Brasil ligadas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), em funcionamento desde março de 2006, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.
O Cievs é um dos cinco centros atualmente existentes no mundo especialmente equipados para receber informações sobre a ocorrência de surtos e emergências epidemiológicas que podem colocar em risco a saúde da população. Os outros quatro funcionam nos Estados Unidos, Canadá, México e na sede da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.
A criação da Rede Nacional de Resposta a Surtos e Emergência segue as orientações do novo Regulamento Sanitário Internacional, que entrou em vigor no mês passado. Diante de ameaças globais, como a possível ocorrência de pandemia de influenza, tornou-se necessário o aperfeiçoamento da capacidade de resposta dos países para as emergências em saúde pública. .
URR – Para atender a demanda, a Unidade de Resposta Rápida do Rio Grande do Norte contará com uma equipe de plantão 24 horas, sete dias por semana e funcionará a partir dos comunicados recebidos pelas secretarias municipais de Saúde e por profissionais das outras unidades de saúde do RN. O novo serviço fará, ainda, acompanhamento de notificações relacionadas a todos os tipos de urgências de doenças epidemiológicas, como sarampo, cólera, poliomielite e febre amarela, entre outras.
A URR de Natal contará com os mais modernos equipamentos de comunicação. As notificações poderão ser feitas através do Disque-Notifica 0800-281-2801 e E-notifica: notifica@rn.gov.br.
Mais informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel.: (61)3315-3918/2005/2591
Fax: (61) 3225-7338
Plantão: (61) 9962-3752
E-mail: imprensa@saude.gov.br
Portal: www.saude.gov.br