Coffito realiza oficina de Terapia Ocupacional em evento de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Intitulada Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: Formação e Ação da Terapia Ocupacional, uma oficina especial de T.O vai funcionar durante a realização do 4º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, do 10º Congresso da Associação Latino Americana de Medicina Social e do 14º Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde, eventos a serem realizados conjuntamente de 13 a 18 de julho.
A oficina de T.O tem como objetivos identificar as ações da Terapia Ocupacional na construção da eqüidade, ética e direito a saúde; discutir a formação permanente do Terapeuta Ocupacional para a atuação no Sistema Único de Saúde – SUS; e envolver os participantes na realização da pesquisa “Projeto Coletivo de Cooperação Técnica da Rede Nacional de Ensino de Terapia Ocupacional com o Ministério da Saúde”.
A idéia de realização das oficinas prevê, além de debates sobre os diferentes temas do evento, a criação de produtos finais que tragam propostas de soluções para a questão do acesso democrático e humanizado aos sistemas e serviços de saúde.
A oficina de T.O foi uma idéia que nasceu na 9ª Reunião dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema Coffito/Crefitos, ocorrida em abril. A terapeuta ocupacional Dra. Maria Lívia Holsbach, diretora-tesoureira do Coffito, representou o Sistema como proponente da oficina frente à ABRASCO. De acordo com ela, os produtos a serem apresentados pelos participantes são: mapa das ações da Terapia Ocupacional no SUS; diretrizes para a formação e para o desenvolvimento de ações do Terapeuta Ocupacional para garantir eqüidade e ética no direito à saúde; e estratégias para o desenvolvimento de pesquisa de caracterização das ações da Terapia Ocupacional no SUS.
“Esta é uma importante oportunidade para que os terapeutas ocupacionais e entidades representativas apresentem soluções urgentes para os serviços de assistência coletiva à saúde, e já se sabe que a Terapia Ocupacional possui um papel imprescindível nestas ações”, avalia o dr. Euclides Poubel, presidente do Coffito.
O propósito é evitar a discriminação e a exclusão que ocorrem em diversas dimensões da vida social e também na de saúde, afirma Maria Lívia. “Para isso, pesquisadores, docentes, gestores e profissionais da área da Saúde estão realizando um esforço conjunto no plano da reflexão e principalmente da ação”, reforça.
A oficina será realizada no dia 14 de julho, das 08h30 às 18h30, no Centro de Convenções da Bahia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail oficinatoabrasco@hotmail.com, até o dia 20 de junho.
Organização da Oficina
A Dra. Maria Lívia lembrou, ainda, que durante o 10ºCongresso de T.O, realizado em maio, na cidade de Goiânia, todas as entidades presentes – Crefitos, associações, RENETO e ABRATO – foram convidadas a participar da organização da dinâmica da Oficina. Ficou decidido que as responsáveis pelo assunto seriam: Dra. Tânia Hiroshi, da UFMG, Dra. Fátima Oliver, da USP, e Dra. Maria Lívia.
Congressos
Promovidos pela Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO, Associação Latino Americana de Medicina Social – ALAMES – e Associação Internacional de Políticas de Saúde – IAHP –, os congressos têm como desafio refletir e agir promovendo a vida e priorizando o desenvolvimento do potencial humano. Tem como público-alvo docentes e pesquisadores da Área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, Medicina Social e Políticas de Saúde, bem como profissionais atuantes nos campos da prevenção, cuidado, atenção e gestão em saúde, estudantes de pós-graduação e graduação das diversas disciplinas das áreas de saúde e de ciências humanas e sociais.
Os eventos ocorrerão no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, de 13 a 18 de julho de 2007.
Agência Coffito