COFFITO no Congresso Mundial de Fisioterapia no Canadá
Fisioterapeutas de todas as partes mundo estão reunidos desde o dia 2 de junho em Vancouver, no Canadá. O país sedia até esta quarta-feira (06) a 15° edição do Congresso Internacional, no Centro de Convenções de Vancouver. O Congresso acontece de quatro em quatro anos e é promovido pela Confederação Mundial de Fisioterapia.
Mais de 1800 participantes estão divididos em 300 delegações presentes nos debates do evento, que tem por objetivo mostrar as novas tecnologias e discussões que permeiam a categoria em todo o mundo, além de compartilhar conhecimentos vindos de mais de 60 países do mundo. O Dr. Euclides Poubel e Silva, presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) participa do evento e está satisfeito com as discussões. “Percebemos qualidade em tudo que está sendo feito. A organização é exemplar. Temos uma feira de produtos com muitas novidades produtos que pouco temos acesso no Brasil, além de novidades com relação a empresas que contratam profissionais de todos os países, em especial do Canadá, Estados Unidos e Austrália”, conta ele.
Outro fator que deixou Poubel muito satisfeito foi a quantidade de brasileiros que integram o evento, além dos diversos trabalhos do país que já foram apresentados durante o Congresso. “Muitos palestrantes brasileiros expondo suas pesquisas. O Brasil realmente está muito bem representado aqui.”
Segundo o presidente do Coffito, os temas que mais chamam a atenção são os relacionados à área de Eletro e Ortopedia, que tem sido os mais abordados nas palestras e discussões do Congresso Mundial. “O evento está muito voltado para essa parte. “No Brasil já tivemos mais atenção para a Eletro, por exemplo. Hoje em dia, outras áreas recebem mais destaque, mas as informações obtidas aqui são interessantes e novas”, comenta.
Euclides fala também sobre a exposição de mil trabalhos referentes à fisioterapia que foram selecionados antes do evento e estão expostos por todo o local do Congresso em forma de banners. “Uma verdadeira feira de pesquisa”, concluiu.
Os brasileiros com quem ele tem conversado no Canadá estão satisfeitos com os resultados do evento. Dr. Euclides aproveitou para lembrar que os profissionais brasileiros, ao voltarem para o Brasil, têm a responsabilidade de tentar passar todas as informações e novas técnicas que conheceram no Canadá para os colegas que não puderam estar lá. O Congresso Mundial de Fisioterapia termina na noite desta quarta-feira (06).
Agência Coffito