27 de agosto de 2012
COFFITO discute formação de recursos humanos no SUS
O COFFITO esteve presente na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, no último dia 21, em Brasília. O tema em discussão foi o ordenamento da formação de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da educação permanente na área da saúde.
Durante a reunião foram debatidas, pela intervenção do COFFITO, questões como a mudança de paradigma do modelo médico-centro ou doença-centro para as ações em saúde, executadas pelos atores de saúde, visando o bem comum. Um exemplo disso, é o que acontece com aldeias indígenas e outras populações – como as de campo, onde há saúde, embora haja um número reduzido de atendimentos médicos.
Entrou em discussão, ainda, a importância de investimento na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – no SUS, única com ações terapêuticas e práticas populares executadas por todos os recursos humanos do SUS. Além de outras questões como serviço civil público obrigatório, plano nacional único de carreiras e salários, residência multiprofissional, profissionalização da gestão no serviço público de saúde, entre outras.
Membros de associações e instituições representativas das profissões de saúde também foram convidados para a reunião.

