17 de fevereiro de 2012

Conselho Nacional de Saúde elege novo presidente e mesa diretora

 

O Coffito participou da comissão eleitoral. Foi eleito novo presidente e nova diretoria.
 
No último dia 14 de fevereiro, foi realizada a eleição para presidente e mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Coffito participou da comissão eleitoral.  
 
O atual presidente, ministro Alexandre Padilha, foi reeleito com 34 votos contra 12, do adversário José Marcos de Oliveira, conselheiro e representante do Movimento Nacional de Luta Contra a Aids.  
Na ocasião, foram eleitos pelo segmento dos usuários, os quatro representantes para a mesa diretora – Jurema Werneck, representante da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras; Jorge Alves de Almeida Venâncio, representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; Marisa Furia Silva, representante da Associação Brasileira de Autismo; e Clóvis Adalberto Bonfleur, representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.
 
Jurandi Frutuoso foi eleito conselheiro, representando o segmento dos gestores. Francisco Batista Júnior e Alcides Silva de Miranda foram eleitos representando o segmento dos gestores e profissionais de saúde. O presidente eleito também fará parte da mesa diretora.
Polêmica na eleição dos representantes do segmento dos trabalhadores
Três candidatos se inscreveram para as duas vagas do segmento dos trabalhadores da saúde na mesa diretora: Alcides Silva de Miranda, representante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); Francisco Batista Júnior, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social /Central Única dos Trabalhadores – CNTSS/CUT; e Ruth Ribeiro Bittencourt, representante do Conselho Federal de Serviço Social.
Após iniciado o processo eleitoral, a conselheira Ruth Bittencourt retirou sua candidatura em favor do conselheiro Francisco Júnior. Houve polêmica entre os conselheiros sobre a possibilidade de retirada da candidatura, e por fim a Comissão Eleitoral entendeu que a renúncia era extemporânea. A votação seguiu e teve o seguinte resultado: Alcides Silva de Miranda – 34 votos; Francisco Batista Júnior – 19 votos; e Ruth Bittencourt – 5 votos.
Alcides Silva de Miranda e Francisco Batista Júnior completam então a mesa diretora do CNS.