Coffito debate Fisioterapia Dermatofuncional
Cumprindo o compromisso assumido com os profissionais presentes no III CONGRESSO NORTE NORDESTE DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, por meio do ofício circular GAPRE n° 010/2011, convocou um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer cientificamente e tecnicamente os temas polêmicos em Fisioterapia Dermatofuncional. O grupo de trabalho foi constituído de profissionais que atuam na academia bem como na prática clínica.
A finalidade do GT é fornecer subsídio técnico e científico ao sistema COFFITO / CREFITOS para responder a grande demanda de questionamentos a respeito de novos procedimentos em Fisioterapia Dermatofuncional, além de servir de base para atualização de documentos e resoluções do COFFITO.
Participam do Grupo de Trabalho a Dra. Bernadete Pita (Crefito-1); Dra. Elaine Caldeira de Oliveira Guirro (Crefito-3); Dra. Maria Sílvia Mariani Pires de Campos (Crefito-3); Dr. Flávio Feitosa (Crefito-6); Dra. Ana Luíza Oliveira de Barros (Crefito-7), Dra. Cristina Lopes Afonso (Crefito-11) e Dra. Naudimar Di Pietro Simões (Crefito-8).
São objetos do estudo a Carboxiterapia, LASER, Luz Intensa Pulsada, Procedimentos Cosméticos e Radiofrequência, podendo ainda ser inserido outros assuntos de interesse. Estes temas deverão ser abordados no seu aspecto científico, com determinação dos níveis de risco para o paciente, equipamentos utilizados, normas da ANVISA e aspectos legais.
Além do estudo destes temas, deverá ser feito um delineamento da especialidade da Fisioterapia Dermatofuncional com suas áreas de atuação, principais disfunções e procedimentos realizados pelo especialista na área. Embora este tema já tenha sido amplamente discutido em Fóruns, e motivo do trabalho realizado em São Paulo em 2009 juntamente com a ATN – Assessoria Técnica Normativa do COFFITO, este delineamento deverá ser entregue juntamente com o material resultante deste estudo.
Após a conclusão dos trabalhos, o relatório será apresentado para consulta pública e posteriormente submetido à plenária do COFFITO para análise e aprovação.