2 de julho de 2010
Coffito participa da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial
Coffito participa da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial
A IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial acontece de 27 de junho a 1º de julho de 2010, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A terapeuta ocupacional Carlene Borges representou o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) em nome dos trabalhadores da Saúde. Carlene foi convidada pelo Conselho Nacional de Saúde e indicada pelo Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas).
O tema da Conferência é “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. Participaram da Conferência as conselheiras e terapeutas ocupacionais, Dra. Rita Bitencourt e Dra. Iremar Masano. O evento discutiu a criação de campos de trabalho para terapeutas ocupacionais e contou com a presença de membros do ministério da Cultura e da Saúde, que ressaltaram a importância da profissão para a saúde da população.
O Coffito participou da Conferência com o estande dos trabalhadores, onde recepcionou os delegados da área da Saúde. O Conselho participou, também, com a divulgação da Terapia Ocupacional e a distribuição de camisetas e materiais. O Dr. Paulo Amarante, um dos fundadores do movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, também participou do encontro.
Segundo Carlene Borges, esse evento é extremamente importante. “A Conferência Nacional ajuda a traçar todas as políticas na área da Saúde Mental”, afirma Carlene. A Conferência é Intersetorial e abrange áreas da Justiça, Cidadania, Educação, Direitos Humanos, dentre várias outras.
A Conferência – que envolve usuários, trabalhadores e gestores da saúde –, deveria acontecer a cada quatro anos, mas a ultima foi realizada em 2001. O evento é baseado em três eixos: Saúde mental e política de estado; consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; e Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial.