2 de junho de 2010
Coffito participa do III Congresso de Acupuntura Sobrafisa
Coffito participa do III Congresso de Acupuntura Sobrafisa
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) participa do III Congresso de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas (Sobrafisa). Durante a abertura do evento, o presidente do Coffito, Roberto Cepeda, elogiou as ações políticas e científicas da Sobrafisa em prol da Acupuntura. Cepeda destacou a atuação das instituições Coffito e Sobrafisa junto à Rede Globo nas questões relativas à Acupuntura na novela Viver a Vida.
Roberto Cepeda também pontuou, em seu discurso, algumas conquistas políticas no âmbito da Acupuntura como a permanência do Coffito na coordenação da Comissão de Práticas Integrativas, junto ao CNS; e criação da Portaria SAS/MS nº4 – que dispõe sobre o código de procedimento para pagamento de Acupuntura pelo SUS, quando realizado por fisioterapeuta. O presidente falou, ainda, sobre a aprovação da Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, ao Substitutivo do Projeto de Lei 1.549/03, que autoriza o exercício da Acupuntura por profissionais de nível superior em qualquer área da Saúde, desde que tenham especialização reconhecida pelos conselhos federais.
Cepeda concluiu seu discurso falando sobre os desafios que ainda precisam ser alcançados. Para exemplificar, citou a necessidade da inserção e contratação dos fisioterapeutas acupunturistas na rede pública de Saúde e a buscar por melhor remuneração para o procedimento de Acupuntura junto à Saúde Suplementar e ao SUS.
Dr. Jean Luís de Souza, ex-presidente da Sobrafisa, aproveitou a oportunidade para destacar as ações realizadas durante o dois mandatos em que esteve à frente da entidade. Entre elas, citou o convênio firmado com o Coffito, para auxiliar no estabelecimento das regras e normativas para concessão de títulos de especialistas aos fisioterapeutas.
Em seu discurso, Dr. Jean Luís também solicitou o apoio dos fisioterapeutas especialistas em Acupuntura para que se filiem à Sobrafisa. O objetivo é fortalecer a entidade para melhor representar os profissionais. A Sobrafisa é a mais antiga entidade associativa de representação da especialidade.
O Congresso, realizado de 28 a 31 de maio, em Curituba, contou com congressistas de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e com caravanas de mais de 45 localidades, entre elas Florianópolis, Campinas, Brasília, Uberlândia, Goiânia, Minas Gerais, Maringá e Ribeirão Preto. Além das palestras, o evento ofereceu atividades culturais, científicas e sociais.
O Próximo Congresso de Acupuntura Sobrafisa será em maio de 2012, em Ribeirão Preto. O presidente deste congresso será Dr. João Eduardo Araujo, conforme a votação realizada entre propostas apresentadas ao Conselho Gestor.