15 de dezembro de 2009

Novos conselheiros do CNS tomam posse em Brasília

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) já tem novos conselheiros. Eleitos no dia 25 de novembro para o triênio 2009/2012, os novos integrantes tomaram posse no dia 10 de dezembro (10.12.09), no Palácio do Buriti, em Brasília, sede provisória do governo federal. A reunião de posse também foi ocasião para definir a mesa diretora e a presidência do Conselho. O presidente do triênio 2006/2008, Francisco Batista Júnior, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores (CNTSS/CUT), foi reeleito para presidir o CNS por mais três anos. Os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais têm agora cinco representantes no CNS.

Entre as autoridades presentes estavam a Ministra da Saúde interina, Márcia Bassit; a Deputada Cida Diogo (PT-RJ), que compõe a Comissão de Seguridade Social e da Frente Parlamentar da Saúde; o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza; o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Previdência-Social, Lúcio da Silva Santos, que estava representando o Ministro da Previdência Social, José Pimentel; e o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público em Defesa da Saúde, Promotor Jairo Bisol.

Os quatro representantes do segmento Fisioterapia e Terapia Ocupacional eleitos, que participaram da solenidade, são: Wilen Heil e Silva, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito); Ana Cristhina de Oliveira Brasil da Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (Fenafito); José Naum de Mesquita Chagas, da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato);  e Elias Nasrala Neto, da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio). No triênio anterior, apenas o Coffito tinha representante, o fisioterapeuta Wilen Heil e Silva.

A Terapeuta Ocupacional Carlene Borges,  que representa o segmento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadores na Área da Saúde (Fentas), também participou do evento. É o Fentas que indica trabalhadores da saúde para o CNS. Alem de integrar o Conselho Nacional de Saúde, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais também representam o segmento em algumas das 26 Comissões do CNS. A nova composição dessas Comissões será definida em abril próximo, de acordo com Ana Cristhina de Oliveira Brasil, da Fenafito. 

A participação de entidades representativas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no CNS tem grande importância, ”porque é no CNS que são definidas as políticas públicas para a área de saúde; e nós precisamos estar lá dentro, de forma a garantir a inclusão da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nos programas de saúde”, explicou Carlene Borges, do Fentas.

Para a fisioterapeuta Ana Cristhina de Oliveira Brasil,   da Fenafito, significa aumento da participação desses profissionais no cenário político da área de saúde, “o que vai propiciar avanços nas discussões relativas à assistência da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para a sociedade brasileira. A presença dos conselheiros não apenas no plenário do CNS, mas sobretudo nas Comissões do CNS assegura a defesa mais efetiva de boas políticas de saúde”, disse Ana Crisithina.

 

O fisioterapeuta e conselheiro do Coffito, Wilen Heil e Silva avalia a nova composição do CNS como “ um grande avanço, pois finalmente a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional terão espaço para participação ativa nas inserções  desses importantes profissionais nas políticas de saúde”.

 

O Conselho Nacional de Saúde é um órgão de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde e composto por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários. Os 48 conselheiros representam entidades e movimentos sociais, de acordo com a seguinte distribuição de vagas: 12 para usuários dos serviços de saúde; 12 para profissionais; duas para prestadores de serviços (trabalhadores); duas para entidades empresariais e 8 do CNS representantes dos gestores. 


Da esquerda para a direita:"Elias Nasrala Neto (coordenador nacional da ABENFISIO), Cida Diogo (deputada federal), Maria Helena Machado (diretora do DEGERTS/MS), José Naum de Mesquita (presidente da ABRATO), Carlene Borges (conselheira efetiva do COFFITO), Ana Cristhina de Oliveira Brasil (Coordenadora do FENTAS e representante da FENAFITO), Wilen Heil e Silva (conselheiro efetivo do COFFITO),  e Antônio Alves (secretario de Gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde)


José Naum de Mesquita, Carlene Borges, Elias Nasrala Neto, Ana Cristhina de Oliveira Brasil, Francisco Batista Junior, presidente do CNS reeleito, e Wilen Heil e Silva