20 de março de 2009
Fiocruz abre inscrições para curso do SINNP/SUS
Estão abertas novas inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Negociação do Trabalho no SUS, que tem como objetivo formar gestores públicos e privados e trabalhadores da saúde, de modo a consolidar e aperfeiçoar o Sistema Nacional Permanente de Negociação do SUS SiNNP-SUS. A CNTS alerta os trabalhadores da saúde, dirigentes sindicais, a se inscreverem no curso, tendo em vista que a formação visa democratizar as relações de trabalho e potencializar a capacidade de negociação do trabalho em saúde.
Nessa nova etapa são oferecidas 700 vagas para trabalhadores e as inscrições devem ser encaminhadas por meio das entidades sindicais respectivas representadas na Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. Os interessados deverão ter o ensino médio, ser integrante do movimento sindical, ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas por semana para estudos e pesquisas, ter acesso a computador com configuração mínima necessária à navegação na internet.A inscrição deverá ser efetivada na página eletrônica da EAD/ENSP – www.ead.fiocruz.br – e a documentação enviada para as entidades sindicais, até o dia 30 de março. No caso dos trabalhadores da base da CNTS os documentos devem ser enviados para a Confederação, que tomará as devidas providências junto à Mesa Nacional e à Fiocruz.
São necessários cópia autenticada do diploma registrado para os indicados de nível superior e certificado de nível médio para os demais (frente e verso); cópia autenticada da carteira de identidade e CPF (frente e verso); duas fotos 3×4 coloridas; cópia autenticada da certidão de casamento (caso haja mudança de nome em relação a algum documento); declaração do candidato informando sua disponibilidade de, no mínimo, seis horas para estudos e pesquisas demandadas pelo curso e habilidade para utilizar computador e recursos de conectividade, utilizando os programas de navegação na internet, editores de texto e sistema operacional.
O SiNNP-SUS tem como premissa os princípios e as diretrizes do SUS. Com objetivo de capacitar pessoal para negociar o trabalho no SUS, em 2005, a Mesa Nacional de Negociação Permanente deliberou a criação do curso a distância, que tem como objetivo oferecer ferramentas para a implementação de novas mesas e o fortalecimento das já existentes. O objetivo da mesa de negociações é evitar conflitos, que poderiam resultar em greves, por exemplo, e avançar para melhores condições de trabalho e de funcionamento do SUS. A experiência de mesas de negociação é única no serviço público. Atualmente, são 28 mesas pelo país, sendo 12 municipais e 16 estaduais. Todas acompanhadas pelos respectivos conselhos de Saúde.
O curso é coordenado pelo Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde e realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz, por meio da Educação a Distância (EAD), e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Tem carga horária total de 180 horas, distribuídos por seis meses consecutivos. A meta do programa é formar dois mil negociadores em saúde. Atualmente, 26 turmas estão em andamento em todo o país, entre eles alunos indicados pela CNTS, com início em outubro de 2008 e formação prevista para o mês de maio.
Fonte: Agência CNTS