9 de fevereiro de 2009

Portaria implanta acupuntura nos centros de saúde do Exército

O general Maynard Marques Santa Rosa assinou, no dia 27 de janeiro, a portaria que insere a prática da Acupuntura no serviço de saúde do Exército Brasileiro. O momento foi celebrado em Recife (PE) no Núcleo de Estudos em Terapias Integradas – NETI.

Sob a coordenação do fisioterapeuta subtenente Arlindo Rossi, o NETI foi fundado em 2004 como projeto piloto no Hospital Geral do Recife. Desde então, a prática de terapias como Acupuntura, Osteopatia, Fitoterapia e Reiki fazem parte do rol de procedimentos oferecidos aos militares e a seus dependentes.

De acordo com o subtenente Rossi, “mais do que garantir o acesso de militares à Acupuntura, a portaria assinada pelo general Santa Rosa permite que populações carentes também sejam beneficiadas pela prática. Algumas populações da Amazônia, por exemplo, não têm acesso a hospitais e somente recebem atendimento pelo navio-hospital da Marinha ou quando o Exército monta centros de saúde para atendê-las.”

A partir dessa portaria, profissionais da saúde que têm a Acupuntura como especialidade exercerão a prática não somente em Recife, mas em todos os centros de saúde do Exército Brasileiro. Para os fisioterapeutas acupunturistas do NETI, no“ano em que a Fisioterapia completa 40 anos de existência, registra-se marco histórico da Acupuntura no Brasil.”

Redação: Thaís Dutra