6 de fevereiro de 2009

FSM 2009 reúne 100 mil pessoas em Belém

De 25 de janeiro a 1º de fevereiro, cerca de cem mil pessoas participaram do Fórum Social Mundial – FSM 2009 e dos fóruns que o precederam, como: Fórum Social Mundial da Saúde e Fórum Mundial de Educação.

Sendo parte da Pan-Amazônia – território composto por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela – Belém (PA) foi a cidade escolhida para sediar o Fórum Social Mundial 2009. Para o Conselho Internacional do fórum, a escolha se deu “em reconhecimento ao papel estratégico que a região (Pan-Amazônia) possui para toda a humanidade”.

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional participaram do evento coordenando a oficina: O direito de acesso do usuário à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional. Em comemoração aos 40 anos dessas profissões, o Sistema Coffito/Crefitos também montou estande que, além de divulgar a relevância social da Fisioterapia e Terapia Ocupacional , serviu de ponto de apoio aos profissionais.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais contaram ainda com o apoio do Crefito 12, que disponibilizou material e pessoal para viabilizar o acesso e a permanência dos profissionais no FSM 2009.

O presidente do Coffito, Dr. Roberto Cepeda, agradece a conselheiros e empregados do Crefito 12 pelo excelente trabalho realizado, a todos os conselhos regionais que se empenharam para que a Fisioterapia e Terapia Ocupacional fossem representadas neste evento de relevância mundial, e aos estudantes que atuaram como voluntários durante toda a realização do Fórum Social Mundial 2009.

De acordo com a organização do evento, o Fórum Social Mundial é “o maior evento altermundista da atualidade que reúne ativistas de mais 150 países em um processo permanente de mobilização, articulação e busca de alternativas por um outro mundo possível, livre da política neoliberal e todas as formas de imperialismo.” Expressão que resume os objetivos do fórum, altermundismo pode ser entendido como: alternativas para um outro mundo.

O próximo FSM será realizado na África em 2011.

Redação: Thaís Dutra