13 de novembro de 2008
Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde se reúne em Brasília
Os integrantes da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde – CRTS reuniram-se em Brasília e definiram diretrizes de atuação sobre temas relacionados diretamente a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, como Podologia, Acupuntura e Osteopatia.
O vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, Dr. Mario Cesar Battisti, representou as profissões ao lado do presidente da Associação dos Fisioterapeutas do Brasil – AFB, Dr. Reginaldo Bonatti, e do vice-presidente da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – Abrato, Dr. Dagoberto Barbosa.
Sob a coordenação da Dra. Maria Helena Machado, os integrantes da CRTS aprovaram a participação da AFB e da Abrato em caráter definitivo tendo estas direito a voz, ficando o voto sob titularidade do Coffito.
O Projeto de Lei – PL 6042/05, que versa sobre a regulamentação da profissão de Podologia, foi analisado e rejeitado pela CRTS. De acordo com o presidente da AFB, “é um reducionismo criar uma profissão que cuida somente dos pés” ressaltando ainda que “disfunções e patologias não ocorrem de forma fragmentária, mas têm origem e conseqüências no organismo como um todo”. Representantes da terapia ocupacional, da medicina, da fisioterapia e da enfermagem formularão parecer conjunto a ser apreciado pela CRTS como encaminhamento sobre a profissão de Podologia.
O senador Flávio Arns também participou da reunião apresentando modificações feitas no PL da Acupuntura – 408/03 – e comprometeu-se a reabrir o debate antes de encaminhá-lo para aprovação. A CRTS também posicionou-se contrariamente à criação dessa nova profissão e votou pelo arquivamento do projeto.
Especialidade da Fisioterapia, a Osteopatia também foi pautada na reunião. O Coffito e a AFB apresentaram parecer que avalia a pertinência da criação da Osteopatia enquanto profissão e, contrários a mais uma segmentação no atendimento em saúde, afirmaram não existir demanda social para a profissão de osteopata, além de acarretar a sobreposição e a não-diferenciação das funções profissionais. A aprovação do parecer foi unânime pela CRTS.
Os grupos de trabalho da Câmara se reunirão no dia 18 novembro para elaboração de pareceres sobre Acupuntura e Podologia. A 17ª reunião da CRTS será realizada no dia 19 em Brasília.
Redação: Thaís Dutra