5 de novembro de 2008
Mobilização pela Saúde da População Negra
O dia 27 de outubro foi instituído por movimentos sociais como o Dia Nacional de Mobilização pela Saúde da População Negra.
De acordo com carta divulgada no site do Conselho Nacional de Saúde – CNS, alguns dados apontam que é a população negra é afetada por um preocupante quadro social: crianças negras têm 44% a mais de risco de morrer por doenças infecciosas e parasitárias antes de completar um ano de idade; negros têm 68% a mais de chances de morrer de tuberculose do que brancos; e o risco de morte materna aumenta em 41% quando a gestante é negra.
Em 2006, foi aprovada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que aponta caminhos para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde identificando as necessidades específicas de cada grupo social. Frente a essa política, é tarefa dos gestores da saúde o estabelecimento de condições políticas, técnicas e orçamentárias para isto.
De acordo com a Instituição Criola, criada em 1992 no Rio de Janeiro, é necessário que “o Sistema Único de Saúde possa honrar o cumprimento de compromissos constitucionais que assegurem as afrodescendentes o direito de usufruir plenas condições de cidadania, como todo e qualquer outro cidadão brasileiro.”
Redação: Thaís Dutra
Foto: Instituição Criola
Fontes
Conselho Nacional de Saúde < http://conselho.saude.gov.br >
Instituição Criola < www.criola.org.br >