Vice-presidente do COFFITO participa de Reunião Ordinária do FCFAS
O vice-presidente do COFFITO, Dr. Mario Cesar Guimarães Battisti, participou da reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais da Àrea da Saúde (FCFAS), realizada no dia 08 de setembro, no Conselho Federal de Medicina.
Na parte da manhã, o Sr. Gustavo Francisco Curihuinca Garcia, Assessor do Núcleo Mercosul do Ministério do Trabalho e Emprego, apresentou aos representantes dos Conselhos Federais da Área de Saúde os objetivos do SubGrupo de Trabalho nº. 10 (SGT 10), setor destinado ao debate de aspectos relativos às políticas de emprego no âmbito do Mercosul.
O Sr. Gustavo Garcia referiu-se à articulação do MTE com todos os setores nacionais e internacionais que tratam de políticas laborais, no intuito de harmonizar as relações de trabalho na região compreendida pelo Mercosul, possibilitando a livre circulação plena de trabalhadores e a garantia de seus direitos. O SGT 10 objetiva não somente a garantia de emprego, mas também a proteção social do trabalhador, promovendo ações sobre qualificação e formação profissional, bem como sobre saúde, segurança no trabalho, inspeção do trabalho e seguridade social.
O Dr. Mario Battisti propôs a consecução de uma matriz de habilidades e competências profissionais no âmbito do Mercosul, além da formalização de solicitação do FCFAS ao Ministério do Trabalho e Emprego de um espaço em que possa ocorrer a participação dos Conselhos Federais nas discussões afetas às políticas de emprego no Mercosul.
De acordo com o Sr. Gustavo Garcia, está prevista a realização de dois eventos ainda este ano, destinados à difusão da questão da empregabilidade no Mercosul: um seminário, cujo objetivo é o resgate histórico das negociações inerentes ao tema, e a Conferência Regional de Emprego, destinada a implementar as propostas delineadas desde a primeira edição do evento, com a participação da sociedade civil.
O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde manifestou ao representante do MTE o interesse de participar das discussões acerca da empregabilidade no Mercosul de forma pró-ativa e de divulgar os avanços das negociações políticas, levando essa realidade para o dia-a-dia dos profissionais.
A reunião encerrou-se às 16 horas, tendo sido discutido na parte da tarde os projetos de lei de interesse dos conselhos, entre outros assuntos.
