COFFITO, CREFITO-2, AFB e SBF – Encontro com Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS
No dia 17 de julho, representantes do CREFITO-2, do COFFITO, da AFB, da SBF e da ABRATO estiveram reunidos na ANS para discutir o rol de procedimentos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.
Estiveram presentes à reunião com a Dra Karla Santa Cruz Coelho (gerente), e a equipe da Gerência-Geral Técnico-Assistencial dos Produtos, representantes do CREFITO-2: Dra Rita Vereza, Presidente do CREFITO-2 e conselheira do COFFITO, Dra Claudia Braz, Vice-Presidente do CREFITO-2, Dra Denise Flávio, Diretora-Secretária do CREFITO-2 e também representando a AFB e a SBF e Dr João Carlos Magalhães, representante do COFFITO perante a ANS, Conselheiro e Coordenador da Câmara Técnica de Referencial de Honorários e Planos de Saúde do CREFITO-2, Dr Reginaldo Bonatti, Presidente da AFB e conselheiro do COFFITO, e a Dra. Marta Rosa G. Pereira, representante da ABRATO.
Como ponto de pauta da reunião foram discutidos assuntos relativos à Resolução Normativa RN no 167, de 9 de janeiro de 2008 que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, como sua elaboração, importância dos indicadores de qualidade em fisioterapia e terapia ocupacional e a inserção da Terapia Ocupacional como serviço obrigatório a ser oferecido pelas Operadoras de Planos de Saúde a partir deste ano de 2008.
O encontro reafirmou a importância da interlocução entre os Órgãos de Classe, Associações e a ANS no intuito de ampliar a garantir em um contexto da multiprofissionalidade que a população possa ter acesso a todos os procedimentos necessários a uma assistência de qualidade, respeitando-se as diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Dra Karla Coelho elogiou a participação dos presentes reafirmando a intenção a ANS em manter contato permanente para assegurar o dinamismo na elaboração e discussão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que deverá ser reavaliado periodicamente para os devidos ajustes que se fizerem necessários.
Em busca de ações consensuais, esses encontros garantem maior unidade nacional em consonância com ideais democráticos que alimentam a representatividade de nossas categorias.
