Ministério amplia eixo de pesquisa no Centro-Oeste
O ministro da Saúde lançou, nesta segunda-feira (30), mais um importante passo para o fortalecimento da produção e pesquisa em tecnologia da saúde no país. Em Campo Grande (MS), recebeu o terreno para a construção de uma sede da Fiocruz no Estado e anunciou a aplicação de R$ 20 milhões para construir o unidade regional. A medida faz parte do Mais Saúde, programa lançado em dezembro de 2007, que prevê mudanças para o Sistema Único de Saúde, até 2011. O prédio deve ficar pronto em 30 meses.
"A construção do escritório regional é uma das medidas para valorização do SUS. Os recursos não podem ser vistos apenas como um gasto, mas, sim, um investimento, sobre qualquer ponto de vista", afirmou Temporão. Segundo o ministro, a medida, além de importante para a qualificação da saúde pública no Estado, também fortalece a própria Fiocruz, que está expandindo o seu eixo de atuação na produção de conhecimento, na elaboração de políticas e na formação de um quadro técnico altamente capacitado.
A ação tem o objetivo de consolidar a Rede Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Outras unidades da Fiocruz devem ser abertas em Fortaleza, Teresina, Porto Velho e Curitiba.
O terreno doado pela Câmara de Vereadores do Estado tem cerca de 33 mil metros quadrados. O braço da Fiocruz no Centro-Oeste irá fortalecer as atividades para atender as demandas regionais de ciência e tecnologia, pesquisa, ensino, cooperação, serviços de referência e produção de insumos para a saúde.
A produção desta nova unidade também deverá abranger áreas como meio ambiente a agronegócio; saúde da população indígena; saúde nas fronteiras; agravos e doenças prevalentes e, ainda, Formação Pantanal e Cerrado.
Para subsidiar o planejamento das ações prioritárias da unidade regional da Fiocruz, será realizado, nos próximos dias 3 e 4, um seminário com os temas: “Saúde das Populações Indígenas” e “Saúde, Meio Ambiente e Agronegócios”. No encontro, serão discutidos os projetos e redes existentes na área de formação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, cooperação e serviços de referência.
Fonte: Ministério da Saúde