Temporão: qualidade na saúde é resultado da qualificação dos profissionais
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou nesta sexta-feira (20), do lançamento da Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde no Espírito Santo, no Centro de Convenções, em Vitória. O projeto faz parte da Política Nacional de Educação Permanente do Ministério e tem o objetivo de capacitar trabalhadores da área de saúde, integrando todas as ações educativas do Sistema Único de Saúde, melhorando, assim, o atendimento à população.
A Educação Permanente compõe o Pacto pela Saúde e tem como foco a construção de Planos Regionais a partir de discussões e identificações das demandas dos estados referentes à atenção à saúde e à organização do trabalho. No projeto lançado no Espírito Santo, o processo de qualificação pretende alcançar, gradativamente, todos os níveis técnicos e gerenciais da rede de serviços, totalizando a qualificação de 5,5 mil profissionais até 2011.
"O Espírito Santo dá um exemplo com a qualificação de especialistas e gestores. Saúde de qualidade é o atendimento motivado dos trabalhadores", afirmou o ministro, elogiando a iniciativa do governo do estado.
Bebida alcoólica – Temporão também destacou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao sancionar a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas federais, contribuiu para o combate à epidemia de morte nas estradas. Dirigir após a ingestão de qualquer quantidade de álcool passa a ser uma infração grave e se o condutor que beber e se envolver em acidente com morte, responderá por homicídio doloso. "É uma medida de grande impacto para enfrentarmos a epidemia de morte, que é a violência no trânsito", disse.
Durante o evento, foi lançada a Coleção Uma Nova Saúde – Diretrizes Clínicas, publicação com oito volumes, que será utilizada como subsídio conceitual e técnico no processo de implantação das redes assistenciais da política.
A solenidade teve a presença do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, do secretário estadual, Anselmo Tozi, da deputada federal, Rita Camata (PMDB-ES) e do prefeito de Vitória, João Coser.
Fonte: Ministério da Saúde